“Cada vez que nos descuidamos, estamos sujeitos a essa agressão do vírus”, Diz secretário de Saúde do Estado
No dia 18 de novembro foi atingida a marca de 25 mil casos ativos em Santa Catarina, o maior número de casos ativos desde o início da pandemia.
• Atualizado
“Cada vez que nos descuidamos por parte da sociedade e até por parte dos próprios gestores estamos sujeitos a essa agressão do vírus”. Essa foi a declaração dada por André Motta Ribeiro referente ao desrespeito às regras de combate e prevenção ao Coronavírus, principalmente nos dois últimos feriados no estado.
Desde o início da pandemia o Estado vem reforçando as regras para as atividades sociais e econômicas, baseadas no mapa de risco. “Nós temos que entender que se reunirmos 5 mil pessoas, por exemplo, há a possibilidade de 100 mil pessoas serem contaminadas na sequência dos dias que se seguem. É esse o cálculo matemático. Eu entendo a dificuldade porque é muito tempo de enfretamento à pandemia, mas as festas domiciliares com 30, 40 pessoas sem uso de máscara e distanciamento acaba proliferando o vírus”, alerta.
Ainda no dia 18 de novembro foi atingida a marca de 25 mil casos ativos em Santa Catarina, o maior número de casos ativos desde o início da pandemia. “Ainda difícil mensurar a gravidade desse momento, o que percebemos é que hoje nós temos muito mais casos ativos do que nós tínhamos em agosto. Isso ainda não se refletiu em óbitos, felizmente”, comenta.
Algumas das ações educativas está a a implantação do projeto Vigia Covid, em que a população recebe orientação sobre qual órgão deve ser contatado caso identifique atitudes que descumpram os regramentos impostos.
Para a temporada 2020/2021 de verão, está sendo preparado um plano de contingência. O documento está sendo construído em conjunto por diversas secretarias do Estado além de entidades privadas diretamente relacionadas ao tema. De acordo com o Secretário, em breve será feita uma reunião com as entidades da área de hotelaria e turismo para discutir sobre as medidas de enfrentamento da COVID-19.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO