Butantan inicia pré-cadastro para teste da ButanVac nesta semana
Imunizante teve aval da Anvisa para primeira fase de testes clínicos em humanos.
• Atualizado
O Instituto Butantan pretende iniciar nesta semana o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac, fabricada pelo próprio centro de pesquisa. Segundo Dimas Covas, diretor do instituto, o governo paulista deve lançar uma página na internet para os candidatos se inscreverem.
A Butanvac recebeu na última 5ª feira (10.jun) uma autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para começar os testes em humanos. A pesquisa clínica de fases 1 e 2 do imunizante será dividida em três etapas: A, B e C, e prevê a colaboração de seis mil voluntários com 18 anos ou mais.
Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. O estudo clínico também determinará se a vacina será aplicada em duas doses, como a CoronaVac, ou em uma dose, como a vacina da Janssen/Johnson & Johnson.
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), destacou que a Butanvac terá custo reduzido e mais facilidades do ponto de vista da logística, já que é inteiramente desenvolvida no Brasil.
O imunizante do Butantan
A ButanVac se baseia na inoculação de vírus geneticamente modificado em ovos embrionados de galinhas, que permite eficiência produtiva – processo similar ao utilizado na vacina de Influenza. O vírus vem da Doença de Newcastle, que afeta aves, mas não humanos.
O vírus é cultivado no ovo de galinha, e inativado para ajudar a expressar a proteína spike do coronavírus.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO