Autotestes: SC registra contaminações por covid-19 acima da média nacional
Levantamento revelou que 79% das pessoas que realizaram autotestes de covid-19 apresentaram diagnóstico positivo para a doença
• Atualizado
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em parceria com a Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), revelou que 79% das pessoas que realizaram autotestes de covid-19 apresentaram diagnóstico positivo para a doença. Santa Catarina foi um dos estados que registrou número de testes positivos acima da média nacional, com 91% dos autotestes realizados.
Os dados, referentes ao mês de março, correspondem a 25 mil pacientes de 14 a 80 anos. Dos casos positivos, 52% foram notificados por mulheres, 47% por homens e 1% não informaram o gênero. O Estado de São Paulo concentrou 40,7% do total de autotestes realizados no mês e obteve um índice de diagnósticos positivos de 84%, ficando acima da média nacional (79%).
Além de Santa Catarina e São Paulo, outros dois estados também registraram contaminações acima da média nacional detectadas nos exames, sendo Rio de Janeiro (96%) e Ceará (98%). No Paraná, a proporção de contaminações notificadas via autotestes foi de 76%, enquanto no Rio Grande do Sul foi de 72%, a mesma de Minas Gerais. Já na Bahia, a taxa de positividade foi de 71%, e em Goiás, 70%.
“O dado é muito superior ao índice encontrado nos testes rápidos realizados nas farmácias, o que pode apontar que o autoteste tem sido utilizado por pessoas notadamente sintomáticas, em acompanhamento da doença ou recuperação. Isso reforça a necessidade do autoteste como medida de autocontrole, um instrumento auxiliar importante no combate à covid-19”, analisa o CEO da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto.
>>> SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO