Coronavírus Compartilhar
Surto de Covid

Após surtos de Covid, cruzeiros são suspensos no Brasil até 21 de janeiro

Ministérios da Saúde, da Justiça e da Infraestrutura avaliam a suspensão provisória da temporada

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Divulgação | Prefeitura de Itajaí
Foto: Divulgação | Prefeitura de Itajaí

A Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (CLIA) anunciou nesta segunda-feira (03) a suspensão voluntária imediata de cruzeiros no Brasil até 21 de janeiro devido à “série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros neste momento impraticável.”

Na última semana, surtos de Covid entre tripulantes e passageiros fizeram com que a Anvisa suspendesse os embarques em dois navios, o MSC Splendida e o Costa Diadema. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também emitiu uma nota recomendando ao Ministério da Saúde a “suspensão provisória da temporada de navios de cruzeiro, em caráter preventivo, até que haja mais dados disponíveis para avaliação do cenário epidemiológico”

No comunicado, a CLIA ressaltou que os casos de covid identificados nos cruzeiros são “uma pequena minoria da população total a bordo” e que “busca alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios para resolver as diferenças de interpretação e aplicação das medidas previamente aprovadas com este novo cenário”. A Associação também informou que, caso não haja adequação ou alinhamento entre todas as partes envolvidas, após o dia 21 de janeiro, passageiros da atual temporada de cruzeiros poderão cancelar os pacotes na íntegra. 

Leia também: Gripe e Covid-19 deixam UPAs e hospitais lotados na Grande Florianópolis

Em nota conjunta, a Casa Civil e os ministérios da Saúde, Justiça e da Infraestrutura disseram que as áreas técnicas avaliam, desde o início desta segunda-feira (03), inclusive com estados, municípios e empresas de turismo, a recomendação da Anvisa de suspender provisoriamente a temporada de navios de cruzeiro. 

>>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

>> SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Turistas, empresas e comércio sentem o impacto do cancelamento de cruzeiros

Após o cancelamento de cruzeiros em todo território nacional, em decorrência do surto de covid, turistas, empresas de navios e até mesmo o comércio, estão sentindo o impacto dessa proibição até 21 de janeiro. Segundo a Anvisa, em nove dias, foram 798 casos registrados em cruzeiros.

Os impactos econômicos também poderão ser sentidos, para esta temporada estavam previstas sete embarcações, com mais de 560 mil leitos. Em Itajaí, no Litoral Norte, a expectativa era de que os turistas gastassem R$ 19 milhões.

Veja a reportagem:

Reprodução | SCC News

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.