20,8 mil pessoas contraíram Covid-19 no local de trabalho em 2020
Estados com mais notificações foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul
• Atualizado
O Brasil registrou cerca de 20,8 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT) e 51 mil afastamentos previdenciários relacionados à Covid-19 em 2020, segundo um levantamento realizado pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho. Este foi criado a partir de uma parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT) com a Organização Internacional (OIT), entre outras instituições.
As notificações de acidentes relacionados à Covid-19 representam 4,7% do total de CATs no ano passado, enquanto os afastamentos correspondem a 2,2% do total de benefícios previdenciários desse tipo concedidos em 2020. De acordo com o Observatório, os três estados com mais notificações ligadas à doença foram São Paulo (7.235), Minas Gerais (2.714) e Rio Grande do Sul (2.437). Já São Paulo (18.362), Rio de Janeiro (3.831) e Rio Grande do Sul (3.494) tiveram os maiores números de afastamentos.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
No primeiro quesito, as ocupações que mais apareceram foram as de técnico de enfermagem (38% do total) e enfermeiros (13%). No segundo, técnico de enfermagem (9%) e faxineiro (5%) ficaram como as principais.
Neste mês, o MPT promove campanhas do chamado Abril Verde, que pretende conscientizar sobre a prevenção de acidentes de trabalho. A instituição pontua que, na pandemia, as empresas precisam estabelecer escalas e home office, cuidar da qualidade do ar e da ventilação dos ambientes, fornecer equipamentos de proteção, entre outras coisas.
Em 28 de abril, é lembrado não só o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, mas também, conforme a Lei nº 11.121/2005, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO