Você tem dificuldade para ingerir água? Calma que vem aí 8 dicas para te ajudar
Grande dificuldade da maioria das pessoas é beber dois litros ou mais de água por dia
• Atualizado
O corpo humano é composto de 70% de água e que, consequentemente, é preciso ingerir o mesmo líquido para fazer a reposição diária. A grande dificuldade da maioria das pessoas é que beber dois litros (ou mais) pode ser uma tarefa bem complicada para quem não tem o hábito. O ideal da ingestão diária para cada indivíduo varia conforme o peso e a prática de exercícios físicos. Mas calma que tem solução, aqui vem algumas dicas para você.
1. Não espere sentir sede
A sede é um sinal de que o corpo já está iniciando um processo de desidratação, podendo causar náuseas e tonturas. Procure ingerir a quantidade ideal de água por dia. A água regula a temperatura corporal e ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais.
2. A melhor amiga
Para não se esquecer de se hidratar, tenha a garrafinha como uma grande aliada, sempre deixe ela por perto, é um bom recurso. Se for o caso, para estimular o consumo, vale optar pela água com sabor, adicionando rodelas de laranja, morango, limão, maçã na jarra, copo ou garrafa.
3. Consuma alimentos ricos em água
Outra forma que auxilia o corpo a se manter hidratado é investir em frutas e legumes que contenham água na composição. Algumas opções são: melancia, abacaxi, pepino, abobrinha e tomate. Esses alimentos ajudam a manter o organismo hidratado e bem nutrido, além de proporcionar uma sensação de frescor.
4. Diminua o consumo de sal
Exagerar no sal não é uma boa opção, além de não ser saudável. Os rins são órgãos que tentam manter o organismo com uma proporção de água e sal. Quando o corpo está ingerindo sal em excesso, eles começam a reter mais líquido para equilibrar essa proporção. Essa retenção causa inchaço e desconforto.
5. Evite bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas, quando ingeridas em excesso, podem elevar a possibilidade de desidratação do corpo. Fadiga, sede, dor de cabeça, náuseas, sensibilidade à luz e ao som são alguns sintomas da ressaca que podem ser evitados.
6. Aposte nos aplicativos
O celular sempre está por perto e é o jeito mais fácil de nos avisar ou chamar atenção para algo, certo? Então aproveite para baixar aplicativos que funcionam como lembretes ou que forneçam recompensas para todos os copos que você ingeriu.
7. Marque horários na garrafa de água
A garrafinha que costuma ficar na sua mesa do trabalho ou te acompanha nos estudos, muitas vezes, passam algumas horas e ela está ali intacta, não é mesmo? Pois bem, acabe com essa mania de esquentar a bebida à toa e faça marcações para cada horário. A sugestão é de diminuir aproximadamente três dedos de líquido a cada hora.
8. Tome um copo sempre que for ao banheiro
Segurar a vontade de ir fazer o xixi é um péssimo hábito para a sua saúde. Então uma dica que pode resolver dois problemas de uma só vez: a cada ida ao banheiro, faça a ingestão de um copo de 250ml de água. E monitore-se para fazer suas necessidades a cada três horas (no máximo!) – você vai notar a diferença que tomar um copo entre as idas ao banheiro pode fazer!
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO