Vanessa Cruz

Especialista em Urgência e Emergência e Saúde da Família, Enfermeira e Coord do DEP do Hospital Tereza Ramos em Lages, e Professora na Uniplac.


Coronavírus Compartilhar
Vanessa Cruz

Qual o melhor local para aplicar a vacina contra a Covid-19? Braço ou glúteo?

Estudos relatam que a dosagem na área do músculo deltoide ativa a resposta imune da vacina e minimiza as reações adversas no local. Entenda!

• Atualizado

Por

Foto: SCC Meio-Dia/ Reprodução
Foto: SCC Meio-Dia/ Reprodução

Postar a foto vacinada contra o coronavírus nas redes sociais virou um ritual para muitos, porém, nos últimos dias, a cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, chamou a atenção por causa de uma foto publicada. Nela, uma moradora recebe o imunizante na região próxima do glúteo. 

Qual é a recomendação?

O Ministério da Saúde e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica recomenda que administração da vacina seja pela via intramuscular (IM), no músculo deltoide (braço), observando a via e dosagem orientadas pelo laboratório. Contudo poderá ser realizado no vasto lateral da coxa caso haja algum impedimento ou especificidade. Outra área alternativa para a administração será a ventroglútea, próxima ao glúteo devendo ser utilizada por profissionais capacitados.

Viradão da Vacina movimenta Centreventos de Itajaí neste fim de semana_118551-Fotógrafo(a) _ Marcos Porto
Foto: Marcos Porto | Prefeitura de Itajaí | Divulgação

O que dizem os especialistas?

Há um estudo publicado na revista científica da Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA que relata que a dosagem na área do músculo deltoide ativa a resposta imune da vacina e minimiza as reações adversas no local de injeção.

René Nájera, epidemiologista e editor do site de educação para vacinas History of Vaccines, do Philadelphia College of Physicians, nos Estados Unidos, em uma entrevista para BBC News ressalta que no músculo há muita vascularização, ou seja, muito sangue, logo há uma presença maior de células que permitem ativação de anticorpos contra o vírus. Segundo Nájera, outras partes do corpo, como as nádegas ou as coxas, também podem ser eficazes, por serem áreas ricas em músculos. 

 De acordo com o pediatra infectologista e secretário da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), o Renato Kfouri  afirma que a grande maioria das vacinas são aplicadas no braço, pois os estudos indicaram uma menor resposta de anticorpos quando os imunizantes são aplicados no glúteo. Relata, porém que não há estudos que demonstrem menor eficácia da vacina por ser aplicada nessa região.

Por que a grande maioria das vacinas são aplicadas no braço?

A bula das vacinas indica que seja aplicada no braço região chamada de deltoide, logo é mais prático e mais rápido, pensando na necessidade de vacinar o maior número de pessoas em um menor tempo possível. Portanto, em uma campanha de vacinação, o simples levantar a manga costuma ser mais prático do que despir uma parte da roupa.

Algumas literaturas conceituadas recomendam a aplicação na região ventroglútea, ou seja, próxima do glúteo como uma primeira opção e a mais segura por ser um músculo maior, por não encontrar-se localizada próxima a nervos e artérias principais.

Não esqueça

Você que já está imunizado com a primeira dose da vacina contra a COVID-19 não se esqueça da segunda dose, pois somente assim você estará mais protegido contra o vírus.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.