O que as unhas podem revelar sobre a sua saúde?
Manchas claras ou escuras e ondulações podem revelar doenças.
• Atualizado
Você sabia que o aspecto das unhas pode revelar sinais sobre a sua saúde em geral? Manchas claras ou escuras e ondulações podem revelar doenças ou predisposição genética para algumas condições, como problemas no fígado, nos pulmões e no coração.
A saúde delas não está relacionada apenas aos cuidados estéticos, mas, principalmente, ao metabolismo do organismo, como o estado nutricional, a função da tireoide, dos rins, dos pulmões, podendo ser acometida por doenças inflamatórias, infecciosas e neoplásicas. Não só fungos e bactérias, mas algumas doenças, e até mesmo o consumo exagerado de alguns alimentos, assim como de alguns medicamentos, e a alteração hormonal durante o ciclo menstrual podem alterar os aspectos e indicar problemas que necessitam ser investigados.
Quais são os principais problemas nas unhas:
Unhas quebradiças e secas: Muitas vezes estão relacionadas com o envelhecimento natural, mas podem ser conseqüência de:
- Alergias a esmaltes ou produtos de limpeza
- Excesso de manicure ou remoção de unhas em gel
- Deficiência de ferro, ácido fólico, vitamina A, B12 ou C
- Doenças, como psoríase, micose, hipertireoidismo ou anemia
Unhas com manchas brancas: Na maioria das vezes não indicam problema de saúde, mas podem surgir devido alguns fatores:
- O uso de alguns antibióticos
- Doenças, como vitiligo ou hanseníase
- Após um trauma no local, ou seja, uma batida com a unha na parede ou prender o dedo numa porta
Unhas amareladas: São muito comuns em idosos, merecem atenção e podem indicar:
- Infecção por fungos. Doenças como diabetes, psoríase, artrite reumatóide, cirrose, hepatite, ou problemas pulmonares, como bronquite ou doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Podem surgir após o uso de alguns medicamentos, ou indicar alergia a produtos de limpeza e podem estar relacionada com o cigarro;
- A ingestão excessiva de cenoura, de abóbora ou de batata doce, pode deixar as unhas mais amareladas.
Unhas azuladas
Conhecida como cianose é comum quando se está em ambiente mais frio. Mas também podem indicar problemas circulatórios, alterações respiratórias, como enfisema, asma ou pneumonia ou doenças do coração.
Unhas avermelhadas
Visível geralmente nas bordas pode ser causada por inflamações devido à infecção por bactérias ou vírus, por meio de traumas, como remoção de cutículas, machucados, ou por unha encravada, por exemplo.
Unhas esverdeadas
Causada pela bactéria pseudomonas aeruginosa. Pode surgir nas unhas das mãos ou dos pés e geralmente não causa dor, mas a pele ao redor da unha pode ficar inchada, dolorida ou vermelha.
Unhas com linhas escuras
São causadas por uma alteração conhecida cientificamente como melanoníquia, pode surgir repentinamente pelo uso de alguns medicamentos como antibióticos ou zidovudina, utilizado no tratamento do HIV. É importante observar quando as linhas se desenvolvem ao longo do tempo, pois podem indicar aumento da produção de melanina, que pode ser um dos primeiros sintomas do melanoma, um tipo de câncer de pele.
Unhas onduladas
Pode ser um processo natural de envelhecimento e é comum em pessoas idosas, mas também pode ocorrer por doenças de pele que deixam as unhas mais secas como psoríase, algumas dermatites, alopecia areata ou lúpus.
Fica a dica!
Fique atento a saúde das suas unhas, pois elas estão diretamente e indiretamente interligadas aos órgãos do nosso corpo. Não se esqueça de consultar com um dermatologista ou um clínico quando alguma alteração suspeita aparecer.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO