Vandalismo em patinetes elétricos preocupa usuários na Grande Florianópolis
Moradores têm relatado casos de depredação que vêm prejudicando quem realmente depende do serviço
• Atualizado
A implantação de patinetes elétricos em diversos municípios de Santa Catarina tem como objetivo facilitar a mobilidade urbana e oferecer uma alternativa sustentável de deslocamento. Porém, em algumas regiões, o uso correto dos equipamentos não vem sendo seguido. Moradores têm relatado casos de depredação que vêm prejudicando quem realmente depende do serviço.
No bairro São Sebastião, em Palhoça, usuários denunciam que jovens estariam danificando patinetes instalados na região. Peças quebradas, equipamentos jogados no chão e veículos inutilizados se tornaram rotina, segundo os relatos. Em vários pontos, é possível encontrar patinetes visivelmente danificados e impossibilitados de uso.
Em Florianópolis, a situação também chamou atenção. Em uma das imagens enviadas por moradores, um patinete aparece jogado dentro de um córrego. Em outra cena, dois equipamentos foram deixados em área de mato alto, quase encobertos pela vegetação, um retrato do descaso de parte dos usuários e da falta de conscientização.
A coluna entrou em contato com a empresa responsável pela operação dos patinetes, que atende tanto Florianópolis quanto Palhoça, mas não obteve resposta no primeiro momento.
Horas depois, em nota, a JET lamentou os episódios de vandalismo e afirmou que o comportamento não reflete “a boa aceitação que o modal tem recebido por parte da população”. A empresa disse estar apurando os casos e garantiu que bloqueará a conta dos responsáveis, caso sejam identificados.
Líder do segmento na América Latina, a JET disse que o serviço tem como propósito incentivar a mobilidade urbana por meio de energia limpa, beneficiando diariamente milhares de brasileiros.
Enquanto a empresa investiga os casos, moradores pedem mais conscientização e respeito ao patrimônio público e privado, lembrando que o prejuízo atinge diretamente quem utiliza o modal de forma responsável.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO