Vai comprar na Black Friday?
Procon SC dá dicas pra você aproveitar, sem cair em pegadinhas.
• Atualizado
Este é o famoso mês dos descontos! E o período de promoções, neste ano, coincide com a recuperação do comércio e com uma vontade gigante de compensar as perdas que a pandemia provocou.
E tem promoção de verdade! Com preços e condições que valem mesmo a pena. Se você programou o orçamento vai poder aproveitar a enxurrada de ofertas que ficam mais intensas a partir de agora, até dia 30 de novembro.
Mas é preciso ficar atento às fraudes e às propagandas enganosas. Tendo os cuidados certos, dá pra aproveitar numa boa.
Eu conversei com o Tiago Silva, diretor do Procon de SC, que explicou que a principal regra é pesquisar e registrar os preços. Assim se a loja subir os valores, pra depois dar falso descontos, você vai ter como comprovar e até acionar o Procon.
“Caso seja constatada a fraude, por ferir o Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser autuada por propaganda enganosa, além de não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa”, explica Tiago Silva, diretor do Procon de SC.
Outro cuidado é com compras de sites estrangeiros já que as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil. Vale sempre consultar a página oficial da loja e verificar a reputação do fornecedor. E mais seguro ainda é comprar de sites que você já conhecia antes da Black Friday.
Outra informação importante é que o consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone tem o direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver a compra e receber o dinheiro de volta.
Fraudes e denúncias:
Caso flagre algum tipo de fraude ou propaganda enganosa você deve acionar o Procon. Para abrir uma reclamação online (site) você precisa dos seus documentos pessoais e as provas que comprovem a fraude, como uma nota fiscal ou foto.
Atento às dicas? Então, boas compras!
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO