Temporal causa alagamentos em Palhoça, na Grande Florianópolis
Segundo a Defesa Civil de Palhoça, choveu 71 milímetros na cidade em menos de três horas
• Atualizado
A forte chuva registrada nesta segunda-feira (29) em Santa Catarina provocou alagamentos na Grande Florianópolis. Em Palhoça, de acordo com a Defesa Civil, a previsão de chuvas extremas em curto espaço de tempo se confirmou e diversas ruas da cidades ficaram alagadas.
Em Florianópolis, conforme a Defesa Civil, choveu 111 milímetros em menos de três horas. A capital dos catarinenses registra pontos de alagamentos pontuais.
Em Palhoça, os bairros Pedra Branca e Bela Vista foram os mais afetados. O volume elevado de chuva fez com que a água invadisse ruas, calçadas e casas em alguns pontos.
Alagamentos em Palhoça
Segundo a Defesa Civil de Palhoça, choveu 71 milímetros na cidade em menos de três horas. Moradores relataram dificuldades de deslocamento, prejuízos materiais e risco à segurança. Em imagens que circularam nas redes sociais, é possível ver ruas submersos e a água avançando rapidamente sobre as residências.
Em nota oficial, a Prefeitura de Palhoça informou que a forte chuva provocou alagamentos pontuais, especialmente nos bairros São Sebastião e Bela Vista, devido ao transbordamento de rios e córregos.
De acordo com o comunicado, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos estão atuando para garantir a segurança da população, minimizar os danos e normalizar o trânsito nas áreas afetadas. A administração municipal informou ainda que a situação está sendo monitorada em tempo real.
Equipes da Defesa Civil de Santa Catarina e do Corpo de Bombeiros monitoram a situação e orientam a população a evitar áreas alagadas, não tentar atravessar ruas cobertas pela água e acionar os órgãos de emergência em caso de risco.
A Defesa Civil de Palhoça recebeu alerta meteorológico indicando a possibilidade de volumes elevados de chuva, com acumulados que podem chegar a até 300 milímetros, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de risco.
Alerta para novos temporais em Santa Catarina
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o cenário está associado à atuação de instabilidades típicas do verão, que favorecem chuvas intensas e volumosas em curtos períodos, aumentando o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
O órgão mantém alerta para a Grande Florianópolis e demais regiões do Estado, com possibilidade de novos episódios de chuva forte ao longo do dia.
Em caso de emergência, a orientação é ligar para o 193 (Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO