“Temos que acreditar na vacina, sim” disse André Mota Ribeiro
Secretário de Estado da Saúde espera primeiras doses ainda este mês
• Atualizado
Estamos caminhando para finalmente receber a vacina do Coronavírus, confirmando algumas previsões de que a imunização só aconteceria em janeiro de 2021. Na mais recente conversa que tive com o secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, falamos sobre o início da vacinação dos catarinenses. Segundo o chefe da Saúde no estado, as primeiras doses devem chegar ainda neste mês. Os profissionais da saúde e idosos, que fazem do grupo de risco, serão os primeiros. A vacina deve ser mesmo a CORONAVAC.
Ainda segundo o secretário, Santa Catarina já tem insumos necessários para as quatro primeiras fases da campanha de vacinação. Mesmo reservando recursos para a compra da vacina caso seja necessário, a secretaria de Saúde garante que a compra das doses é de responsabilidade do Governo Federal, que é reconhecido por campanhas de imunização nacionais bem-sucedidas.
Sobre as polêmicas desnecessárias criadas por integrantes do Governo Federal em torno da vacina produzida pelo Instituto Butantan, André Ribeiro se mostrou confiante, me garantiu que é preciso “confiar na vacina, sim”, e que é necessário confiar nas liberações da Anvisa, responsável por avaliar a eficácia da CORONAVAC e de todas as outras que deverão ser usadas no Brasil.
O Governo Federal criou uma grande dúvida em torno dessa vacina, falou que não compraria, fez parte da população desacreditar da vacina e agora resolveu comprar 100 milhões de doses. Que bom que vai comprar, questionar e pedir resultados não é errado, é necessário inclusive, o problema foi ter criticado antes mesmo da apresentação da eficácia de 78% no geral e 100% em casos graves. A ideologia política saiu na frente e não ajudou em nada o processo.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO