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Tatiana Tendo Tempo

Dicas de organização que recém-casados não podem perder

Imagine o caos de chegar em casa da lua de mel e se deparar com caixas da mudança… o que fazer?

• Atualizado

Tatiana Bozzano

Por Tatiana Bozzano

Imagem ilustrativa.  Foto: banco de imagens
Imagem ilustrativa. Foto: banco de imagens

Imagine o caos de chegar em casa da lua de mel e se deparar com caixas da mudança, presentes para serem abertos, louças para lavar e organizar, fazer e armazenar a primeira compra de supermercado e… limpeza da casa?

Recém-casados, em lua de mel; após todas as preocupações com o casamento, a festa e a viagem, é bem provável que a última coisa com a qual os noivos vão se preocupar será com a organização da nova casa, não é mesmo?

É exatamente pensando nisso que o serviço de ORGANIZAÇÃO para RECÉM-CASADOS foi criado.
Assim, quando o casal chega no novo lar após o casamento e lua de mel, vê tudo absolutamente organizado e com uma rotina preparada para recebê-los, sem estresse e dor de cabeça.

Esse sonho é possível e nós, PERSONAL ORGANIZERS podemos ajudar nossos clientes.

COMO A FALTA DE ORGANIZAÇÃO DAS ROTINAS DOMÉSTICAS PODE PREJUDICAR O RELACIONAMENTO:

Sim, não há a menor dúvida que a falta de organização das rotinas pode causar muita discussão e estresse no relacionamento, e isso pode ser ainda mais desastroso no início da vida em comum.

É muito comum para um Organizer ouvir reclamações dos seus clientes, decorrentes da gestão doméstica e das desavenças decorrentes dos hábitos diferentes entre casais.

A verdade é que a HARMONIA FAMILIAR E DO CASAL é intimamente ligada à CORRETA ROTINA E ORGANIZAÇÃO DO LAR.

O fato é que aos poucos os recém-casados vão se dando conta de que eles serão iguais a praticamente todas as outras mulheres e homens que se casam, moram sozinhos ou dividem casa com seus companheiros e companheiras: donos de casa (mesmo que em tempo parcial). E que esse é um novo papel que eles terão que desempenhar o resto da vida.

Foto: Arquivo Pessoal.

Mas, não há como negar que esse começo, pelo menos para quem não conta com a ajuda profissional de um Organizer é muito desgastante.

Principalmente porque geralmente os recém-casados vêm das casas de seus pais, onde praticamente não tinham nenhuma responsabilidade sobre a gestão. Ou seja, muito provavelmente, os recém-casados – cada um por conta da configuração doméstica que tinham na casa de seus pais – desconhecem como funciona efetivamente, o gerenciamento doméstico.

Por certo que, geralmente no primeiro semestre juntos os motivos das brigas dos recém-casados, são por conta de roupas queimadas a ferro ou mal passadas, falta ou desperdício de comida, toalha molhada em cima da cama, fios de cabelos espalhados pelo chão, por exemplo.

As brigas corriqueiras e totalmente desnecessárias somente cessam e o casal passa a curtir a casa nova quando começam a se organizar com as tarefas domésticas.

O lar de recém-casados tem sempre um frescor e a esperança de dias felizes. Mas, na prática, a mudança repentina de rotina pode ser um grande desafio. Afinal, quem não morava junto antes de oficializar a união, precisa adaptar-se ao outro na nova casa.

DICAS PARA AJUDAR O CASAL RECÉM-CASADO A SE ADAPTAR A ESSA NOVA ROTINA:

Foto: arquivo pessoal
  • CONHECENDO E SE ADAPTANDO AOS HÁBITOS DO(A) PARCEIRO(A)
    A organização de uma casa que passa a ser dividida por duas pessoas, por mais que elas estejam juntas há muito tempo, sempre parte do zero.
    Afinal, agora, eles terão companhia durante 24 horas e terão que presenciar todas as atitudes que a outra pessoa se acostumou a ter durante toda a vida de solteiro (a).
    Nesse novo período de vida, são inúmeras as possibilidades que podem gerar um conflito, como alguém “esquecer” uma toalha molhada em cima da cama, largar roupas, sapatos ou tênis em qualquer lugar da casa, jogar revistas ou livros em cima do sofá ou deixar aberta a tampa da privada do banheiro.
    Todas essas atitudes são estopins para desavenças desnecessárias e que são facilmente combatidas pela organização.
    Com um pouco de organização e atenção é possível minimizar esses possíveis desentendimentos para que eles não acabem em brigas e, naturalmente, desgastem a relação. É só combinar certinho com o seu companheiro(a) como será a divisão de tarefas a dois, visando sempre uma boa organização do ambiente.
  • IDENTIFICANDO A CAUSA
    É importante identificar as causas da má organização e quanto tempo o casal perde com a arrumação do ambiente.
    Alguns recém-casados, no momento da mudança, levam itens domésticos que não são necessários para o lar, ocupando ainda mais espaços e contribuindo com a bagunça. Diante disso, é fundamental que se faça uma lista dos objetos que estão causando a desorganização, do tempo perdido com tarefas domésticas, além dos cômodos que podem causar desordem no lar.
  • ORGANIZE AGORA!
    Quanto mais o casal postergar o problema da desorganização, maior é a possibilidade de gerar conflitos no relacionamento. Como dito anteriormente, o imóvel desorganizado é uma das principais causas de brigas, principalmente, no início do casamento.
    Pesquisas comprovam que a falta de organização está ligada diretamente à ansiedade, algo tão comum nos dias de hoje, que não há percepção do quanto o ambiente pode agravar o quadro da doença, podendo inclusive levar a uma precoce separação.
  • DIVISÃO DAS TAREFAS DOMÉSTICAS
    Os recém-casados devem dividir as tarefas que forem necessárias dentro de casa. Se ela faz o jantar, por exemplo, ele pode lavar a louça.
    Assim, ambos participam e se ajudam mutuamente, sem a necessidade de que um dos cônjuges fique sobrecarregado com as tarefas domésticas.
  • UM LUGAR DEFINITIVO PARA CADA ITEM
    O Personal Organizer deve definir locais fixos para cada objeto dentro da casa para que todos os integrantes da família possam encontrá-los com facilidade, evitando desentendimentos.
    Os recém-casados devem se conscientizar que devem ter o hábito de guardar objetos, sapatos e roupas logo após o uso, e que ao se acostumarem com esse tipo de atitude, a casa raramente ficará bagunçada.

SERVIÇOS QUE PODEM SER EXECUTADOS POR PERSONAL ORGANIZERS PARA OS RECÉM-CASADOS:

São inúmeros os serviços que podem ser executados pelo Personal Organizer na ORGANIZAÇÃO da RESIDÊNCIA dos RECÉM-CASADOS:

  • elaboração da lista de presentes do CHÁ DE PANELA e/ou CHÁ BAR;
  • escolha dos PRESENTES PARA A LISTA DE CASAMENTO ou CHÁ DA CASA NOVA;
  • preparação do CHÁ DE ORGANIZAÇÃO;
  • ORGANIZAÇÃO DO PRÉ-MUDANÇA dos noivos;
  • ADMINISTRAÇÃO DA MUDANÇA de ambos os noivos;
  • ANÁLISE DOS ORÇAMENTOS das empresas de transporte;
  • CONTRATAÇÃO da empresa mais adequada;
  • ACOMPANHAMENTO E RECEBIMENTO DOS PERTENCES dos noivos;
  • CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS para a limpeza da casa antiga e da nova;
  • organização do PÓS-MUDANÇA;
  • ORGANIZAÇÃO DOS PRESENTES: separação e trocas; conforme interesse dos noivos (deixá-los separados para que possam abrir, ou abrimos e colocamos no devido lugar com relatório de quem deu o presente);
  • preparação do ENVIO DE CARTÕES DE AGRADECIMENTO pelos presentes aos convidados;
  • ORDENAÇÃO CORRETA e adequada dos itens da casa dos noivos;
  • ORGANIZAÇÃO DE TODOS OS CÔMODOS;
  • LAVAGEM E ORGANIZAÇÃO DE LOUÇAS, CRISTAIS E PRATARIA;
  • COMPRAR E ARMAZENAR A PRIMEIRA COMPRA de supermercado, açougue e horti-frutti;
  • SUGESTÕES DE PRODUTOS ORGANIZADORES;
  • ORGANIZAÇÃO DOS PRODUTOS na geladeira, armários e despensa;
  • MONTAGEM DE CARDÁPIO E LISTA DE COMPRAS;
  • ORGANIZAÇÃO DA MESA PARA PRIMEIRA REFEIÇÃO do casal para terem mais tempo de curtir a sequência do “enfim sós”;
  • ELABORAÇÃO DO “BOOK DE MESAS” com várias composições para o dia a dia e para ocasiões especiais;
  • TREINAMENTO DE FUNCIONÁRIOS: lavadoria, passadoria, economia doméstica, limpeza eficiente e rotina de limpeza da casa;
  • ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA diário, semanal, quinzenal, mensal e semestral da limpeza e organização;
  • ELABORAÇÃO DE CRONOGRAMA DA MANUTENÇÃO DA ORGANIZAÇÃO;
    Dessa forma, os noivos chegam ao novo lar, após a lua de mel, sem ter que se preocupar em torná-lo habitável para moradia.

Com o serviço realizado, o casal poderá entrar na nova rotina, criada pelo Personal Organizer de forma personalizada e adaptada ao lifestyle de cada um.

A ideia é facilitar a vida dos dois, já que ambos precisam se adaptar um ao outro e ao novo ambiente.

Inclusive, os serviços de um Personal Organizer podem ser oferecidos aos noivos como um excelente presente de casamento.

Gostaram?
Até a próxima coluna,
Beijos da TATI TENDOTEMPO

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