Summit Cidades 2025: prefeitos e gestores compartilham experiências e soluções para o futuro dos municípios
Prefeitos catarinenses apresentam iniciativas inovadoras aplicadas em suas cidades
• Atualizado
A 5ª edição do Summit Cidades 2025 segue reunindo lideranças municipais de todo o país em Florianópolis. Nesta quarta-feira (25), o evento teve como destaque a participação de gestores de Santa Catarina que compartilharam soluções já implementadas com sucesso em seus municípios.
Leia Mais
João Rodrigues (PSD), prefeito de Chapecó, retornou ao evento como palestrante e reforçou a importância da troca de experiências entre os municípios. Em seu quarto mandato à frente da cidade, o prefeito defendeu a gestão próxima das pessoas e o foco na eficiência da máquina pública.
“É um pequeno resumo das ações do governo e da maneira que a gente cuida da cidade, da forma como cuidamos das pessoas. Nossa gestão já é modelo para o Estado e também para o país em algumas ações que fazemos em Chapecó”, afirmou.
Rodrigues também foi questionado sobre uma possível pré-candidatura ao Governo do Estado em 2026, mas preferiu não antecipar o debate eleitoral. “Não é o momento para falar sobre isso. Acho natural que as pessoas queiram conhecer minha história e meu trabalho. Em um processo eleitoral, o mais importante não é só o partido, mas a capacidade de governar e fazer gestão pública. Essa apresentação aqui no evento já é um prenúncio disso”, completou.
Outro destaque da programação foi a participação de Michel Schlemper (MDB), vice-prefeito de São José e atual secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (SUSP). Ele apresentou um novo sistema digital adotado pela cidade para modernizar os serviços oferecidos à população.
“O exemplo que São José traz é que a tecnologia está a serviço do cidadão. Cidades como a nossa precisam de plataformas robustas que garantam transparência, agilidade e a velocidade que o empreendedor e o cidadão esperam”, defendeu.
Segundo Schlemper, o uso de sistemas inteligentes tem sido essencial para otimizar a rotina da gestão pública. “Não tem como entregar um serviço eficiente se a gente não estiver amparado por ferramentas que nos ajudem no dia a dia, que acompanhem o ritmo da cidade.”
Também presente no evento, o prefeito de Brusque, André Vechi (PL), destacou que o Summit é uma oportunidade importante para aprendizado e colaboração entre os municípios. “Essa já é a terceira edição do Summit Cidades que eu estou participando. A primeira como prefeito. É uma oportunidade muito bacana para a gente poder compartilhar as experiências, aprender com as boas práticas de outros municípios e fazer network”, disse.
Vechi apontou que os desafios enfrentados pelas cidades podem ser enfrentados com a adoção de experiências bem-sucedidas de outros municípios. “A gente conhece profissionais de várias áreas que sempre ajudam a aprimorar nosso trabalho dentro da prefeitura e, consequentemente, melhorar a qualidade do serviço público que é prestado lá na ponta para melhorar a qualidade de vida do cidadão.”
O prefeito de Brusque comentou ainda que chegou recentemente ao evento, mas já tem interesse em aproveitar palestras relacionadas ao tema do saneamento. “Brusque hoje enfrenta alguns desafios, principalmente do ponto de vista do saneamento. A gente não tem nenhum método de esgoto doméstico coletado nem tratado. Estamos com esse trabalho de fazer a nova concessão e vimos que tem aqui no Summit algumas falas e apresentações nesse sentido. Nossa ideia é poder absorver essas boas práticas, alguns insights, para que o nosso modelo em Brusque possa ser cada vez mais aprimorado”
Para Vechi, eventos como o Summit são essenciais para que os gestores públicos saiam da rotina e busquem novas ideias. “Se o gestor público não se policiar, ele fica muito restrito à sua bolha e à sua rotina. Eventos como esses permitem que a gente participe dos painéis, das apresentações, entenda um pouco mais e implemente boas práticas na nossa realidade. Também esperamos compartilhar nossas boas experiências para que outros municípios possam crescer. O objetivo é esse: desenvolver a minha cidade, claro, mas tenho todo o interesse que os municípios de Santa Catarina possam crescer”
Summit Cidades 2025: prefeitos e gestores compartilham experiências e soluções para o futuro dos municípios
A realização do evento segue a cargo da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), além do apoio de diversas instituições que acreditam na transformação das cidades por meio do conhecimento.
O encontro vai discutir soluções e tendências que impactam diretamente o futuro das cidades. O Summit Cidades 2025 traz palestras, além de workshops, painéis e a principal feira de negócios do setor.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO