Semana em fotos: a movimentação política em SC
Toda sexta-feira apresento fatos da semana com as fotos que marcaram as movimentações políticas no estado; Confira:
• Atualizado
Não está!
Apesar da foto emoldurando o deputado federal Carlos Chiodini (MDB) com o logotipo do governo do Estado, a possibilidade do parlamentar ingressar ao governo Jorginho (PL) está cada vez mais distante. Chiodini participou na quinta-feira, 12, da inauguração das obras no Aeroporto Internacional de Joinville.
No MDB o sentimento entre as lideranças é de que a sigla não está mais disposta a aceitar a proposta do governador. O deputado Antídio Lunelli (MDB) declinou do convite para assumir a Secretaria da Agricultura e Chiodini aguarda por uma proposta mais robusta.
Quebrou o gelo
Também durante as inaugurações das obras do aeroporto de Joinville, o governador Jorginho Mello quebrou o gelo em solo catarinense e estendeu a mão a um dos ministros do governo Lula.
Jorginho, aproveitou a oportunidade e cobrou do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Silvio Costa Filho, respostas sobre a possível federalização do Porto de Itajaí. Costa Filho afirmou que vai tratar do assunto com o ministro da Casa Civil Rui Costa e, se possível, com o presidente. O governo catarinense é contrário a proposta do governo Lula.
Liderança feminina
Muito além do campo acadêmico, Luciane Ceretta abre caminhos para o protagonismo feminino. Nesta semana, em cerimônia lotada de autoridades políticas e acadêmicas, ao ser reconduzida para a presidência da Acafe, a reitora da Unesc mostrou força e prestígio. Com uma trajetória irretocável está pronta para trilhar novos caminhos no futuro. E por que não políticos?
Como deve ser
O Fórum Parlamentar Catarinense, liderado pelo deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), esteve reunido, nesta semana, com o deputado Hugo Motta (Republicanos), que deve assumir a presidência da Câmara no próximo ano. Na pauta: as demandas do estado.
As movimentações do fórum ganham protagonismo na unificação de esforços em prol das demandas catarinenses. Nos próximos dias, Cobalchini vai apresentar um relatório das ações promovidas durante sua coordenação. Quando as demandas do estado passam a ser prioridade de todos os seus representantes no Congresso a possibilidade de resultados efetivos aumenta.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO