Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Política Compartilhar
mulher

Representatividade feminina pauta agendas em março

Discutir e aprofundar os modelos de participação da mulher na política catarinense e nacional é fundamental

• Atualizado

Por

Vice-governadora Marilisa Boehm e prefeita de Lages, Carmen Zanotto. Foto: montagem internet
Vice-governadora Marilisa Boehm e prefeita de Lages, Carmen Zanotto. Foto: montagem internet

O mês de março será marcado por diversas agendas focadas no fortalecimento de políticas públicas voltadas para a mulher. Em um estado que ainda precisa evoluir na representatividade política feminina, a pauta é mais do que necessária.

Em Santa Catarina, a última eleição municipal garantiu um aumento de 22% no número de prefeitas, passando de 32 para 39. 13,2% do total de líderes dos executivos municipais. Nas Câmaras de Vereadores, o número subiu de 531 para 577, um crescimento de 9%. 

Embora os aumentos representam um pequeno avanço na história da representação feminina catarinense, em 31 cidades os eleitores não elegeram nenhuma mulher para os cargos de vereadora, prefeita ou vice. 

No Parlamento estadual, somente três das 40 cadeiras são ocupadas por mulheres e na Câmara, 5 das 16 vagas. 

Discutir e aprofundar os modelos de participação da mulher na política catarinense e nacional é fundamental para garantir que a formulação, fiscalização e execução das políticas públicas tenham de fato uma participação representativa da sociedade. 

Neste mês da mulher, o governo do Estado sob a liderança da vice-governadora Marilisa Boehm (PL), além de uma série de ações programadas, vai lançar o Edital para elaboração do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. Uma plano de diretrizes para o avanço efetivo da promoção de igualdade de gênero e atenção às políticas públicas voltadas para as mulheres. 

Em Lages, cidade que pela primeira vez é comandada por uma mulher, a prefeita Carmen Zanotto (Cidadania), a Fecam realiza no próximo dia 12 o Encontro do Movimento de Mulheres Municipalistas Catarinenses (MMMC).

Além de prefeitas, o evento reunirá também gestoras, lideranças e mulheres que atuam na administração pública. A iniciativa busca promover a troca de experiências, o fortalecimento de redes de apoio e a busca por soluções conjuntas para os desafios enfrentados no dia a dia da administração pública.

Se por uma lado as agendas dão protagonismo aos trabalhos e esforços para ampliar a representação de mulheres em todos os níveis de representação política, por outro é preciso ampliar o chamado para que os homens também sejam protagonistas destas discussões. 

Ao final, não é voto da mulher que vai mudar os números atuais e sim o despertar de toda a sociedade para a importância de uma massa política de fato representativa. Precisamos ir além e precisamos ir juntos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.