Sol Urrutia

Primeira mulher comentárista política do grupo SCC10 SBT. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Sol Urrutia Compartilhar
Projeto 2026

PSDB quer candidatura majoritária em 2026

Os tucanos buscam o retorno de seu protagonismo histórico e o fortalecimento da base, que foi reduzida na última eleição

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação PSDB/SC
Foto: Divulgação PSDB/SC

O PSDB de Santa Catarina reuniu cerca de 300 lideranças de todo o Estado, na terça-feira, 3, em Florianópolis e lançou o Projeto 2026, com a proposta de ter um candidato tucano na disputa ao Governo do Estado.

A sigla, que reduziu em quase 60% o número de prefeituras na última eleição municipal, passando de 32 para 13 prefeitos eleitos, aposta na organização e no planejamento partidário para consolidar o projeto para 2026. Lideranças nacionais, como o presidente do PSDB, Marconi Perillo, e o deputado federal Aécio Neves participaram do encontro.

O deputado estadual Marcos Vieira, presidente estadual da sigla, reforçou que seu nome está à disposição do partido para disputar as eleições de 2026 ao Governo de Santa Catarina. “O PSDB tem história e tem muito ainda a oferecer aos catarinenses. Somos um partido de Centro e somos a quarta maior força partidária no Estado”, disse.

O PSDB catarinense já foi considerado um partido grande em Santa Catarina. Assumiu o Governo do Estado em 2010, com Leonel Pavan, que era vice-governador de Luiz Henrique da Silveira. Também foi protagonista na construção conjunta da tríplice aliança com o então DEM e PMDB, que elegeu o governador Raimundo Colombo (DEM) e dois senadores: Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Paulo Bauer (PSDB), em 2010.

Nos últimos anos, o PSDB reduziu de tamanho em Santa Catarina. Em 2023, o ex-governador, ex-senador, ex-deputado e ex-prefeito de Balneário Camboriú, Leonel Pavan, deixou o PSDB depois de 22 anos de filiação para aderir ao PSD.

Na última eleição municipal, o PSDB apostou em Dário Berger para disputar a eleição da Capital e amargou o quarto lugar, com pouco mais de 6% dos votos.

O projeto tucano para 2026 traz reoxigenação para a sigla, que precisa fortalecer a base para buscar também a ampliação de suas bancadas e o retorno do seu protagonismo histórico em Santa Catarina.

Também marcaram presença no encontro a deputada federal Geovania de Sá, o deputado estadual Vicente Caropreso, o ex-senador Dalírio Beber, prefeitos, vices e vereadores atuais e os eleitos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.