Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Sol Urrutia Compartilhar
denunciados

PSD com Silvinei e João Rodrigues defende anistia

Vasques é secretário de Desenvolvimento Econômico de São José

• Atualizado

Por

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

O PSD de Santa Catarina divulgou nota à imprensa para manifestar apoio a Silvinei Vasques (PSD), um dos denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGE), junto com o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 32 nomes.

Silvinei Vasques, que foi o diretor-geral da PRF (Polícia Rodoviária Federal) no governo de Jair Bolsonaro (PL), é considerado um nome de confiança do ex-presidente. Foi filiado ao PL, mas deixou a sigla.

No início deste mês, o prefeito de Chapecó e pré-candidato ao Governo do Estado, João Rodrigues (PSD) anunciou a filiação de Vasques no PSD. Ele atuou ao lado do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), que se reelegeu na disputa contra Adeliana Dal Pont (PL).

Os pessedistas comemoram a filiação como um reforço da direita ao projeto do partido para 2026. “Posso falar com absoluta certeza: Bolsonaro tem amigos em Santa Catarina, e um deles é o prefeito João Rodrigues”, disse Vasques na oportunidade.

Atualmente, Vasques é secretário de Desenvolvimento Econômico de São José. A prefeitura municipal disse que não irá se pronunciar sobre o caso e que confirmou que Vasques segue normalmente nas atribuições do cargo.

O nome do secretário não constava na relação de indiciados pela Polícia Federal, mas ele já era investigado, acusado de interferir no processo eleitoral de 2022 para evitar possíveis eleitores de Lula a chegarem em suas seções eleitorais.

A denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) de Bolsonaro e aliados alimenta o discurso da direita de perseguição política e estratégia para atacar Bolsonaro, fortalecendo o discurso de vítima do sistema. O movimento pela anistia do 8 de janeiro ganhou força após a denúncia.

Oposição pede anistia

Com a denúncia de Bolsonaro e aliados, pré-candidatos de direita e centro-direita ganharam uma bandeira e reforço nas suas narrativas. Ontem, em Brasília, deputados e senadores da oposição questionaram a imparcialidade de ministros do STF para julgar a denúncia contra Bolsonaro.

Parlamentares que estiveram reunidos com Bolsonaro reivindicam diálogo sobre a anistia aos condenados e investigados pelo 8 de janeiro. Eles defenderam que é necessário “justiça” para aqueles que tiveram penas altas e buscam articulação para que o projeto da anistia volte para a pauta.

Na mesma linha, aqui no estado, João Rodrigues (PSD) foi às redes sociais para dizer que a anistia é urgente.

No ano passado, antes que a proposta de anistia fosse votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sob a então presidência da catarinense Carol De Toni (PL), o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), criou uma comissão para discutir o tema, mas o grupo não foi instalado.

Veja a nota do PSD

O PSD de Santa Catarina manifesta total apoio a Silvinei Vasques, um dos mais importantes nomes do partido e ex-diretor-geral da PRF no governo de Jair Bolsonaro. Silvinei dedicou sua vida à defesa do Estado e do País e continua sendo alvo de uma perseguição política que precisa ser encerrada. Ele não pode ser acusado por defender as cores de nossa bandeira.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.