Protagonismo feminino ganha palco no SCC Meio-Dia
O desafio atingido foi o de abrir caminhos para inspirar mais mulheres a fazer parte do universo político catarinense
• Atualizado
Ao reafirmar o compromisso de dar voz e palco para o protagonismo feminino em Santa Catarina, neste mês de março, que marcou o Dia Internacional da Mulher, a coluna promoveu uma série de entrevistas com dez mulheres que se destacam no cenário da política catarinense e nacional.
Leia Mais
Além de abrir espaço para a divulgação de projetos e ações promovidas pelas lideranças entrevistadas, o grupo SCC SBT permite aprofundar o relevante papel das mulheres no cenário político e no fortalecimento da presença feminina nos ambientes de poder.
Compromisso com o protagonismo feminino
E o compromisso vai além do mês de março. Embora o período garanta um espaço inovador para a pauta feminina, a oportunidade de ouvir e dar voz às mulheres ultrapassa o marco do calendário. Aqui na coluna e no SCC Meio-Dia o protagonismo das mulheres é diário.
Seja no enfrentamento da violência contra a mulher ou nos projetos capitaneados por mulheres, dos mais diversos segmentos da sociedade, as pautas relevantes garantem visibilidade junto aos catarinenses.
A série contou com a participação das prefeitas de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania) e de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD); das vice-prefeitas de Florianópolis Maryanne Mattos (PL) e de Joinville Rejane Gambin (Novo); das deputadas estaduais Paulinha (Podemos) e federal Daniela Reinehr; e da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim.
A primeira mulher indicada para o comando do Ministério Público estadual, Vanessa Cavallazzi; e a primeira mulher eleita para presidir o TRE/SC, Maria do Rocio, também participaram.
E em um mês marcado pela discussão de pautas sobre violência política de gênero, a desembargadora do TRF4 e ouvidora da Mulher do TRE/SC, Ana Blasi, esteve conosco para explicar esse tipo de violência e seus impactos.
Entre os diversos temas, as convidadas destacaram projetos pioneiros e transformadores no cotidiano da população, ao exemplo do projeto de inclusão de tênis no kit escolar das escolas municipais de Joinville, citado pela vice-prefeita Rejane Gambin.
As entrevistas aprofundaram os desafios do pioneirismo, geralmente, das funções das convidadas. Isso porque a maioria delas representa a primeira vez de uma mulher em seus cargos.
O SCC SBT foi além de ouvir a primeira prefeita, a primeira vice, a primeira presidente, primeira secretária. O desafio atingido foi o de abrir caminhos para inspirar mais mulheres a fazer parte do universo político catarinense.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO