Sol Urrutia

Primeira mulher comentárista política do grupo SCC10 SBT. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Colunistas Compartilhar
Saneamento básico

Novo modelo de Saneamento é retirado de pauta

O projeto será pautado só em 2025. O adiamento da votação permitirá que os prefeitos que assumem em janeiro participem do debate

• Atualizado

Por

Foto: Internet
Foto: Internet

Após receber críticas de entidades como a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Federação das Câmaras Municipais (Uvesc), o projeto que cria um novo modelo de saneamento básico no estado foi retirado de pauta na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Proposto pelo Governo de Santa Catarina, o Projeto de Lei Complementar nº 40/2023 propõe dividir os municípios catarinenses em três microrregiões para a prestação dos serviços de água e esgoto. 

A iniciativa gerou posicionamentos contrários devido ao impacto na autonomia dos municípios. Para prefeitos e vereadores é necessário aprofundar o debate sobre a pauta antes de sua aprovação.

O projeto, que seria votado ainda este ano, será pautado só em 2025. O adiamento da votação permitirá que o projeto seja debatido com a participação dos prefeitos que assumem em janeiro do próximo ano, assegurando um diálogo mais amplo e representativo.

“Agora teremos condições de apresentar emendas e novas propostas para corrigir os erros do projeto original, junto com os prefeitos eleitos e demais lideranças. Nosso objetivo é garantir que as decisões respeitem a autonomia municipal e promovam um saneamento justo e eficiente para todos os catarinenses”, afirma o deputado Matheus Cadorin (Novo).

Além da Uvesc e a Fecam, entidades como a UBAM, Assemae e Floripa Sustentável, também se mobilizaram a favor do adiamento da votação. A Uvesc chegou a aprovar uma moção dos vereadores pedindo a ampliação do debate. 

“Queremos agradecer a parceria que estabelecemos com a Fecam e a sensibilidade dos deputados estaduais na promoção desse debate. O saneamento básico é um assunto muito sério em Santa Catarina e agora teremos a oportunidade de aprofundar a discussão”, destaca a presidente da Uvesc, Marcilei Vignatti.

O presidente da Fecam, prefeito Kleber Wan-Dall também destacou a importância do adiamento, garantindo assim que os novos gestores participem do debate. Wan-Dall tem agenda nesta sexta-feira, 13, com o secretário adjunto da Casa Civil, Marcelo Mendes, para definir uma agenda de discussões sobre a pauta.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.




Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.