Morro dos Cavalos: Jorginho deve participar de audiência com o governo federal
No mesmo dia o governador também terá encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul)
• Atualizado
O secretário de Estado de Comunicação Bruno Oliveira confirmou a participação do governador Jorginho Mello (PL), da agenda junto ao governo federal solicitada pelo Fórum Parlamentar Catarinense, para tratar do Morro dos Cavalos, na próxima quarta-feira, 23. No mesmo dia o governador também terá encontro do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul).
Jorginho, que tratou diretamente com o coordenador do Fórum, deputado federal Pedro Uczai (PT), participará da audiência com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e deve estar na reunião com ministro dos Transportes, Renan Filho, prevista para às 16h, também no dia 23. Há tratativas para unificar as agendas.
Convite
O Fórum Parlamentar Catarinense já formalizou ao governo federal o pedido para ampliar a representatividade catarinense, já que incialmente o convite é direcionado aos 16 deputados federais e três senadores. Além do governador, deputados estaduais e outras autoridades manifestaram interesse em participar da agenda.
A reunião tratará da otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte e das obras no trecho do Morro dos Cavalos.
A proposta do governador sobre o Morro dos Cavalos
Pelas redes sociais, o governador Jorginho Mello informou recentemente que já autorizou estudos preliminares sobre um traçado alternativo no trecho da BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
A proposta que deve apresentar ao governo federal é para que Estado pague a metade da obra com os R$ 380 milhões que foram repassados pelo governo de Carlos Moisés ao então Ministério da Infraestrutura, para não paralisar obras federais em Santa Catarina, entre 2021 e 2022.
Viabilidade
Embora mais barata e fácil de executar, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura em Santa Catarina (DNIT), Alysson de Andrade, em entrevista ao SCC Meio-Dia destacou que, do ponto de vista de engenharia, a construção de uma alça de contorno não seria a solução mais pertinente.
Segundo ele, a melhor solução para fluidez e garantia para não interrupção de trânsito seria a construção de pelo menos um túnel, considerando ainda aspectos de sustentabilidade e de liberação de licenças ambientais mais aprimoradas em detrimento de um contorno.
“Toda e qualquer alternativa para ampliação de capacidade que não leve em conta um túnel não está sendo inteligente, ao ponto de olhar para atrás que o licenciamento ambiental para implantação da BR-101 levou mais de 20 anos para ser concluído”, explicou.
Diálogo
A participação do governador na agenda federal abre a porta para o diálogo necessário sobre as rodovias federais em Santa Catarina, neste caso especificamente sobre a BR-101. As demandas catarinenses não podem ser discutidas pelas redes sociais. Nesse campo, ninguém ganha.
Leia também:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO