Julio Garcia, o presidente conciliador do parlamento catarinense
Representantes políticos de diferentes siglas e regiões, especialmente do sul catarinense, sua base eleitoral, foram prestigiar o líder conhecido pela sua habilidade de articulação política
• Atualizado
O deputado estadual Julio Garcia (PSD) assumiu pela quarta vez a presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, neste sábado (1º) em sessão que lotou as galerias e o hall de entrada do Palácio Barriga Verde.
Representantes políticos de diferentes siglas e regiões, especialmente do sul catarinense, sua base eleitoral, foram prestigiar o líder conhecido pela sua habilidade de articulação política. Independente da cor partidária, os presentes compartilhavam do mesmo sentimento: Julio Garcia é o presidente conciliador do parlamento catarinense.
Leia Mais
O deputado, que está em seu sétimo mandato no legislativo catarinense, afirmou que será candidato a deputado federal na próxima eleição, encerrando sua passagem pelo parlamento no mais alto cargo da mesa diretora.
Dos 40 deputados, 37 votaram a favor do pessedista. Os deputados Ivan Naatz (PL) e Antídio Lunelli (MDB), que estavam em viagem, enviaram manifestações em favor da escolha de Garcia, mas os votos não foram computados por não haver previsão regimental para isto. A única abstenção foi do deputado Sargento Lima (PL).
Durante a declaração dos votos as palavras que Garcia mais ouviu dos colegas foram: conciliador, grande líder e experiente. No seu discurso, já como presidente, fez questão de lembrar sua primeira eleição para o cargo, há vinte anos.
“Quero dizer a todos que estou muito feliz por mais uma eleição e, como disse, a minha emoção e o meu entusiasmo são os mesmos, porque esse Parlamento tem valor. Quando não nos curvamos, ele tem valor. Quando nos impomos, ele tem valor”, disse durante seu discurso como novo presidente.
Os deputados estaduais também elegeram a nova Mesa Diretora que vai comandar os trabalhos no Poder Legislativo nos próximos dois anos. Julio Garcia (PSD), após assumir a presidência, comandou uma segunda sessão preparatória, que elegeu os demais membros da Mesa: 1º e 2º vice-presidentes; e 1º, 2º, 3º e 4º secretários.
Com 38 votos favoráveis e duas ausências, a nova Mesa Diretora do Parlamento catarinense será composta pelos parlamentares: Fernando Krelling (MDB) como 1º vice-presidente, Padre Pedro Baldissera (PT) 2º vice-presidente, Ana Campagnolo (PL) 1ª secretária, Marcos da Rosa (União) 2º secretário, Lucas Neves (Podemos) 3º secretário e Oscar Gutz (PL) 4º secretário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO