Jorginho afirma que nenhuma ajuda foi negada e que estrutura estadual supre necessidades
O secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza atualizou o secretário nacional de Defesa Civi sobre a situação em SC
• Atualizado
Na manhã desta sexta-feira (17), o governador Jorginho Mello, que acompanha desde ontem a situação das chuvas, reuniu o colegiado para definir ações e avaliar o cenário. Na sequência, ele conversou com a imprensa.
Leia Mais
Jorginho Mello informou que recebeu ligações dos governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), do Paraná, Ratinho Junior (PSD), do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, (PSDB) e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) oferecendo ajuda. O secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, também recebeu ligação do secretário nacional de Defesa Civil, que foi atualizado da situação.
Segundo o governo, a Defesa Civil estadual, que é modelo no país, tem capacidade técnica para atender as demandas apresentadas até o momento pelos municípios. O governador deixou claro que nenhuma ajuda foi negada, nem de outros Estados, nem do governo federal.
“Não está faltando absolutamente nada, estamos fazendo todo o trabalho humanitário através da nossa assistência social”, disse o governador Jorginho Mello.
Segundo os dados, há cerca de mil pessoas desalojadas e desabrigadas em 11 cidades.
Situação de emergência em 11 municípios
Até o momento, 11 municípios decretaram situação de emergência devido aos danos provocados pelas chuvas: Camboriú, Governador Celso Ramos, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Gaspar e Palhoça.
Confirme a Defesa Civil, o estado tem mais de 1.000 pessoas desabrigadas e 1.300 pessoas desalojadas. Para atender a população afetada, abrigos foram abertos em diversas cidades, como Porto Belo, Ilhota e Penha.
Nas últimas 24 horas, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Biguaçu, 391mm; Florianópolis, 344mm; e Tijucas, 325mm, de acordo com a Defesa Civil. Além disso, a previsão meteorológica indica mais chuvas nas próximas horas, com intensidade moderada a forte, mantendo o alerta para deslizamentos e alagamentos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO