Jorginho convida Mauro De Nadal para ser líder do governo
O convite está sendo avaliado pelo emedebista
• Atualizado
Em jantar com as bancadas do MDB, na noite de segunda-feira, 24, na Casa D’Agronômica, o governador Jorginho Mello (PL) praticou o que os emedebistas chamaram de “um gesto de cortesia” ao partido. Ele convidou o deputado estadual Mauro De Nadal para assumir a liderança do governo na Alesc. Segundo o parlamentar, o convite está sendo avaliado.
Na prática, o governador faz um gesto para demonstrar que pretende dar protagonismo aos aliados, que, embora aceitaram o convite para ampliar espaços, ainda enfrentam divergências internas. Mauro era um dos deputados resistentes ao ingresso do MDB ao governo.
O jantar tratou de um novo tempo na relação entre os emedebistas e Jorginho, que ouviu pedidos principalmente de respeito à sigla e a sua história política em Santa Catarina. Ontem, em entrevista ao SCC Meio-Dia, o deputado federal e vice-presidente do partido, Valdir Cobalchini, lembrou do legado partidário para o Estado e firmou que este novo momento do MDB no governo confirma uma tendência de parceria também para a eleição de 2026.
Algumas das queixas do MDB vêm após a indicação de Vinícius Bion para a Fesporte ter sido vetada, devido às fortes críticas da deputada Júlia Zanatta (PL) que alegou a ligação de Bion com a esquerda. A interferência externa foi motivo de reclamações por parte dos emedebistas.
Ontem, o educador físico Jeferson Ramos Batista foi nomeado para o cargo. A indicação é do deputado estadual Fernando Krelling (MDB).
Sobre a liderança do governo, que desde o início deste mês está com o deputado estadual Ivan Naatz (PL), o governador explicou que deve efetuar a troca após o processo de disputa da vaga para desembargador do TJSC, no Quinto Constitucional da OAB. Naatz é candidato e deve ter o apoio de Jorginho se conseguir ser um dos indicados da OAB e depois da lista tríplice do TJSC.
O jantar contou com a participação dos deputados estaduais e federais do MDB, da senadora Ivete da Silveira e do secretário da Infraestrutura, deputado licenciado Jerry Comper. O deputado federal Rafael Pezenti justificou a sua ausência devido a compromissos já agendas em Brasília. O secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes também esteve presente.
Na próxima quarta-feira, 5, Jorginho deve empossar os novos secretários do MDB no governo. O deputado federal Carlos Chiodini, na Secretaria de Agricultura, e o deputado estadual Emerson Stein no Meio Ambiente.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO