Governo confirma uma mulher para o comando da Secretaria de Justiça e Reintegração Social
A mudança foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 19
• Atualizado
O Governo do Estado oficializou a nomeação de Danielle Amorim Silva como nova secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, substituindo Carlos Antônio Gonçalves Alves. A troca já vinha sendo discutida e foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira, 19.
Danielle é a primeira policial penal mulher a ocupar o cargo. Antes dela, a pasta já havia sido comandada por uma mulher, a então deputada estadual Ada de Luca, entre 2015 e 2018. Outra mulher policial penal, Joana Mahfuz Vicini, é a atual secretária-adjunta da pasta.
A mudança ocorre em meio a desafios como a falta de vagas no sistema prisional e a necessidade de recomposição salarial para os servidores de níveis mais baixos.
Desde agosto do ano passado, o governo buscava um novo nome para a pasta e chegou a sondar a desembargadora Cinthia Schaefer.
A mundança já era considerava certa, principalmente após a fuga de um detento da Penitenciária de Florianópolis, levando a ajustes na gestão do sistema prisional. Ontem, o governador disse à coluna que o nome viria do próprio sistema, como foi confirmado hoje.
Danielle Amorim Silva é policial penal desde 2002, graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí e especialista em Segurança Pública. Foi gerente jurídica do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, diretora do Presídio Regional de Tijucas e atualmente dirigia o HCTP. Também atua como instrutora na Academia de Administração Prisional e integra a Comissão Permanente de Desenvolvimento Funcional do Departamento de Polícia Penal.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO