Ação pede a anulação de mandatos de três vereadores de Criciúma
Gorte Boaroli, Neto Uggio e Daniel Cipriano, ambos do PSDB, podem perder o mandato
• Atualizado
Três vereadores de Criciúma estão tendo seus mandatos contestados por uma ação que aponta uma possível fraude no preenchimento das candidaturas femininas pela Federação PSDB Cidadania.
O candidato a vereador Ricardo Strauss (Republicano) protocolou a ação na Justiça Eleitoral alegando que a federação ingressou com a candidatura de Karine da Silva Rozeng para preencher a cota de gênero e retirou o nome depois, burlando a legislação.
O processo também apresenta provas, por meio de prints de conversas de WhatsApp, que apontam que Karine não participou da convenção homologatória das candidaturas e não autorizou o registro de seu nome.
Em uma das conversas Karine diz: “Acredito que por falta de diálogo não foi lhe passado, mas não fui na convenção, não assinei a candidatura. Já avisei aos coordenadores do partido sobre minha desistência.”
A informação foi divulgada em primeira mão pela colega Maga Stopassoli que teve acesso ao processo. O uso de candidaturas laranjas é crime eleitoral, bem como o não cumprimento da cota de gênero de 30%. Os vereadores do PSDB, Gorete Boaroli, Neto Uggio e Daniel Cipriano podem perder o mandato caso a possível fraude seja comprovada.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO