Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Colunistas Compartilhar
DESTAQUES

A semana em fotos: o ministro erra e o bom exemplo da Alesc

Morro dos cavalos não é palanque; os deputados estão unidos; o varejo tem bom desempenho; confira outros destaques

• Atualizado

Por

A semana em fotos: o ministro erra e o bom exemplo da Alesc | Foto: SCC10
A semana em fotos: o ministro erra e o bom exemplo da Alesc | Foto: SCC10

No ‘A Semana em Fotos’ de hoje, destaco a movimentação política em torno do Morro dos Cavalos, o bom exemplo da Alesc em buscar soluções para a BR-101, a Frente Parlamentar do Livre Mercado, a queda no número de feminicídios e muito mais!

Morro dos Cavalos não é palanque

Ou a classe política soma esforços ou Santa Catarina seguirá esperando soluções embasadas em promessas futuras, e a história é testemunha disso. O toma lá, dá cá entre os governos federal e estadual não contribui. E é importante registrar: o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), foi infeliz ao rebater críticas do governador Jorginho Mello (PL), na última quinta-feira (10), por meio das redes sociais. Se tem obra, se tem recurso, se tem novos investimentos, que venha a Santa Catarina mostrar trabalho e anunciar entregas. Não se trata de uma discussão para saber se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez mais ou menos que o presidente Lula (PT) pelas rodovias federais em solo catarinense. O foco de todos precisa e deve ser as soluções atuais e futuras.

A semana em fotos: o ministro erra e o bom exemplo da Alesc
Governador e ministro trocam críticas por rede social | Foto: Redes sociais/Reprodução

O bom exemplo da Alesc

A semana em fotos: o ministro erra e o bom exemplo da Alesc
Foto: Agência Alesc/Reprodução

Diversos deputados estaduais e federais, vereadores e outros representantes da classe política gravaram vídeos, produziram matérias, foram até Brasília de forma individual para clamar por socorro ao trecho Sul da BR-101, na região da Palhoça. É importante, são movimentos legítimos, porém passou da hora de unir esforços. O bom exemplo vem da bancada regional do Sul, que protocolou moção, aprovada por unanimidade pelos 40 deputados estaduais na Alesc, solicitando a realização de audiência com o presidente da República. O objetivo dos deputados da bancada é demonstrar pessoalmente ao presidente a necessidade de uma solução imediata para os problemas do trecho da BR-101 conhecido como Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

Por que não?

Esse movimento pode e deve ganhar forças. Por que não somar o parlamento de forma integral ao pleito? Os 40 deputados em Brasília, além da bancada federal, governo do Estado e entidades representativas? A BR-101 em toda sua extensão em Santa Catarina diz respeito aos catarinenses. É sobre segurança, desenvolvimento econômico e progresso. É acelerar as soluções ou ficaremos literalmente estagnados.

Turistas argentinos e o varejo catarinense

Presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni | Foto: Assessoria/Reprodução

O varejo catarinense registrou bom desempenho em fevereiro. O crescimento de 2,5%, apontado pelo IBGE, representa o melhor resultado mensal desde janeiro de 2023. É, ainda, o quinto melhor desempenho entre os estados do país. A média nacional para o período ficou em 0,5%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, salienta que o resultado foi impulsionado pela presença massiva de turistas argentinos, especialmente no litoral catarinense. Ele destaca também que o crescimento ocorre mesmo em um cenário de juros e inflação em viés de alta.

Luto materno aprovado no Senado

Deputada Geovania de Sá | Foto: Assessoria/Reprodução

Nem toda maternidade começa com o choro de um bebê. Para algumas mulheres, o início dessa jornada vem acompanhada da dor de uma despedida precoce. Pensando em proteger essas mães e garantir que recebam o cuidado e o respeito que merecem o Senado aprovou um projeto de Lei de autoria da deputada federal Geovania de Sá (PSDB), que institui a Política Nacional de Humanização do Luto Materno e Parental.

O projeto garante apoio psicológico, exames para entender as causas da perda, acompanhamento durante a próxima gestação, direito ao sepultamento digno do bebê e, principalmente, a separação física entre mães em luto e aquelas que estão celebrando o nascimento.

Em Santa Catarina já existe uma lei semelhante, de autoria do ex-deputado Luiz Fernando Vampiro. O projeto de Geovania fortalece a pauta e principalmente a importância do direito ser garantido às mães enlutadas.

Prestigiada: De Toni assume Frente Parlamentar do Livre Mercado

A semana em fotos: o ministro erra e o bom exemplo da Alesc
Foto: Assessoria/Reprodução

A deputada federal Carol De Toni (PL) assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado (FPLM) para o biênio 2025-2026. Carol sucede o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP). Durante a posse, além do governador Jorginho, também estiveram presentes os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; de Goiás, Ronaldo Caiado e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que esteve representando o governador Tarcísio Freitas.

Queda no número de feminicídios

Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) mostram que o Estado registrou, no mês de março de 2025, o menor número de feminicídios dos últimos dez anos: foram duas vítimas, contra dez no mesmo período de 2024, o que representa uma redução de 80%. O levantamento leva em consideração apenas os casos registrados no mês de março, permitindo uma comparação direta com anos anteriores. Para de fato seguir avançando é fundamental que investimentos em prevenção e suporte às vítimas de violência doméstica seja permanente. Além de punir as vítimas é preciso conscientizar a sociedade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.