Sol Urrutia

Primeira mulher comentarista política do grupo SCC SBT/SCC10. Jornalista especializada em gestão de comunicação pública e privada. Atua em comunicação política e eleitoral desde 2002.


Economia Compartilhar
mulheres

A semana em fotos: o legado de uma mulher pioneira, Carlos Humberto sem o PL, a roupa das deputadas e outros destaques

Confira as movimentações da semana política em Santa Catarina

• Atualizado

Por

Foto: montagem SCC10
Foto: montagem SCC10

Carlos Humberto sem o PL

A parceria municipal com o PSD pode ser ampliada | Foto: Crédito: Ana Claudia Gluchak

O ex-prefeito de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira ficou com o comando do PL municipal, contrariando às expectativas do deputado estadual Carlos Humberto (PL). A escolha do governador Jorginho Mello (PL) abre a porteira para que Carlos Humberto siga um novo caminho partidário. A aproximação com o PSD, que já é oficial em Balneário Camboriú, com o seu apoio à prefeita Juliana Pavan (PSD) deve ganhar contornos mais amplos.

O legado de uma mulher pioneira

Foto: divulgação

Vera Bonnassis Nicolau Pítsica frequentou a Faculdade de Direito quando apenas três mulheres compartilhavam essa dádiva no estado. Foi a melhor aluna de todo o curso e durante sua trajetória jurídica destacou-se por mais de cinco décadas como uma mulher pioneira e realizadora, chegando a receber, dentre outras honrarias, a medalha João Baptista Bonnassis, a maior comenda da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. Com o seu falecimento na madrugada desta sexta-feira, 4, a advocacia catarinense está em luto.

A roupa das deputadas

Foto: Agência Alesc

A deputada estadual Ana Campagnolo (PL) defende mudanças no regimento interno da Alesc para regulamentar o traje das deputadas no plenário da Casa. A proposta é para que roupas transparentes, curtas, justas ou com decotes que exponham de forma indevida partes do corpo sejam proibidas. Atualmente o regimento não pontua como inadequadas essas vestimentas, referindo-se só à necessidade traje de passeio completo. A proposta surge após discussões envolvendo Campagnolo e a deputada Paulinha (Podemos).

Anulada

A sentença de cassação dos mandatos dos vereadores do PL, Cláudio Bombeiro e Mali, de Bom Retiro, por fraude na cota de gênero, foi anulada. O relator alegou que não foram ouvidas as testemunhas e enviou o processo de volta pra 4ª zona eleitoral da cidade. O Ministério Público já tinha reconhecido, em procedimento preparatório eleitoral, a fraude e determinou ajuizamento de uma ação, que só não foi efetuado uma vez que a Federação PSDB CIDADANIA, ajuizou primeiro. O processo envolve a denúncia de uma candidata com somente um voto.

Tem que sair

Foto: reprodução redes sociais

Ficou insustentável a permanência no cargo do vice-prefeito de Lages, Jair Júnior (Podemos). O mínimo que se espera é o afastamento da gestão até que o processo criminal, por denúncia de violência contra uma ex-namorada, seja concluído. Embora o processo de impeachment que tramitava na Câmara está suspenso, ainda há muito a ser esclarecido sobre o caso.

O pedido da Facisc ao governo

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) defende que o estado siga a decisão de outros dez estados brasileiros e aumente a alíquota do ICMS sobre importações realizadas por plataformas online. A medida, segundo a entidade, é essencial para garantir um ambiente de negócios mais equilibrado e proteger a indústria catarinense, especialmente os setores de têxtil e confecção, que enfrentam concorrência desigual com gigantes internacionais, além de prejudicar não só a indústria, mas todo seu encadeamento produtivo, como o setor do comércio.

Defesa das mulheres na Comissão de Trabalho

Foto: divulgação assessoria

A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB) foi eleita segunda vice-presidente da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. A comissão é responsável por analisar proposições relacionadas às políticas públicas de emprego, renda, previdência e condições de trabalho. Geovânia terá um olhar especial para as mulheres. “Infelizmente sabemos que as mulheres ainda sofrem discriminação no mercado de trabalho, apesar de, hoje em dia, muitas serem as provedoras da família, temos que ter um olhar atento a esta questão”, disse.

Oportunidade

Para a Federação das Indústrias de SC (FIESC, o enquadramento do Brasil no menor nível (10%) das novas tarifas anunciadas pelo governo dos Estados Unidos na última quarta-feira (2), abre oportunidade para que Santa Catarina amplie seus embarques tanto aos Estados Unidos quanto a outros mercados, que hoje importam produtos norte-americanos.

Presidente da Feesc Mario Cezar de Aguiar | Foto: divulgação

“A análise inicial do pacote tarifário do presidente Trump é de que Santa Catarina poderá ampliar embarques aos Estados Unidos, já que concorrentes da nossa indústria no mercado internacional passarão a pagar taxas maiores para entrar no mercado norte-americano”, diz o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.