A Semana em Fotos: as movimentações políticas em Santa Catarina
A CPI em Blumenau; a pauta dos moradores de rua; os prefeitos com Lula; e as fila nos pedágios, entre outros assuntos
• Atualizado
Moradores de rua:
Diversas ações ganham força para uma pauta que preocupa as cidades catarinenses: o enfrentamento à situação dos moradores de rua. Em Brasília, os prefeitos Topázio Neto (PSD) e Adriano Silva (Novo) anunciaram um movimento municipalista que busca a revisão da legislação federal garantindo mais autonomia às cidades. Topázio é presidente da FECAM e quer ampliar o debate para soluções políticas conjuntas.
Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues (PSD) foi às ruas nesta semana para acompanhar os trabalhos do programa Mão Amiga, desenvolvido pela prefeitura para o internamento de pessoas em situação de rua para o tratamento de dependência química. O projeto tem atraído a atenção de gestores de todo o Brasil. Já em Joinville, a Câmara de Vereadores criou uma comissão para cuidar da pauta. No parlamento estadual, o deputado Matheus Cadorin (Novo) anunciou a realização de audiência pública sobre o tema.
Em Santa Catarina, o número de moradores de rua cresceu 76% nos últimos anos. A abordagem por soluções exige uma abordagem mais ampla. Aplicação de medidas impositivas, por exemplo, passam pela legislação federal.
Os prefeitos “TIK TOKs“
Sucesso na Internet pela produção de vídeos e comunicação com a população, os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e de Sorocaba, cidade do interior paulista, Rodrigo Manga (PL), estiveram juntos em Brasília, nesta semana. Com quase dois milhões de seguidores no Instagram, Manga foi convidado pelo PRTB para se candidatar ao governo de São Paulo em 2026. Para ele e para Topázio a comunicação digital funciona porque ambos sabem trabalhar suas mensagens políticas em formatos que conectam o público e geram engajamento.
Fila nos pedágios:
O deputado estadual Sérgio Guimarães (União Brasil) protocolou três ofícios notificando a ANTT, Ministério Público Federal e Procon estadual alertando e cobrando posicionamentos sobre a situação das filas nos pedágios na BR-101. Guimarães também acompanhou esta semana a fiscalização do Procon Municipal, na praça do pedágio de Laguna. O Procon SC instaurou dois processos administrativos contra as concessionárias Arteris e CCR diante das denúncias.
Pelos contratos, as filas não podem ultrapassar 300 metros de extensão e qualquer usuário não poderá permanecer mais de 10 minutos na fila. O descaso das concessionárias comprometem o turismo, bem como interfere no escoamento da produção catarinense que fica detida.
A deputado federal Julia Zanatta (PL), e o deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas), também notificaram a ANTT e as concessionárias.
Prefeitos com Lula:
Mais de 100 prefeitos catarinenses participaram no começo da semana do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas em Brasília, o evento organizado pelo governo federal contou com a presença do presidente Lula (PT). O fato gerou críticas em alguns setores da política estadual, como se chegar perto do presidente petista fosse um erro. Ao contrário, Santa Catarina precisa enrolar as bandeiras partidárias, em todos os níveis, e colocar os interesses das cidades acima dos anseios ideológicos.
CPI em Blumenau:
Os vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT), Jean Volpato e Adriano Pereira (foto) conseguiram a maioria dos votos necessários para aprovar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O objetivo da CPI é investigar possíveis irregularidades na contratação da merenda escolar.
O MPSC solicitou explicações sobre o caso. Segundo o prefeito Egídio Ferrari (PL), o rompimento do contrato com a antiga fornecedora da merenda escolar na cidade ocorreu porque a empresa recebeu aditivos contratuais acima do permitido.
A Prefeitura de Blumenau informou à coluna que não vai se manifestar a respeito de uma possível CPI da Merenda, já que ela ainda precisa passar pelo parecer jurídico da Câmara de Vereadores. O assunto tem dominado a pauta da Câmara de Vereadores nas última semanas.
>>> Para mais notícias, siga a Rádio Clube de Lages no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO