A semana em fotos: a movimentação política em SC
A semana foi marcada pelos anúncios dos novos secretários municipais , a gratidão de um prefeito gaúcho e a largada para a eleição da Fecam
• Atualizado
A semana foi marcada pelos anúncios dos novos secretários municipais nas cidades catarinenses, a gratidão de um prefeito gaúcho e a largada para a eleição da Fecam. Destaque também para as primeiras ações e medidas das novas gestões nas cidades catarinenses. Confira:
Soma de esforços
Para aliviar o trânsito da BR-101, principalmente na temporada, os prefeitos de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), e de Itapema, Alexandre Xepa (PL), promoveram um marco histórico na divisa das duas cidades. Eles assinaram um termo de cooperação para a pavimentação e modernização da estrada do Morro do Encano. A estrada é uma via centenária que conecta os dois municípios. O trânsito na região é um dos grandes gargalos da mobilidade catarinense. A soma de esforços é mais do que urgente, é obrigatória. As regiões do vale e litoral norte precisam seguir o exemplo, ampliar parcerias e priorizar medidas.
Eleição da Fecam
Marcada para o dia 31 de janeiro, a eleição da Fecam já movimenta os prefeitos. O prefeito de Tubarão, Estêner Soratto (PL) é um dos que almeja participar. O prefeito da Capital, Topázio Neto (PSD), também está no jogo. Diferente das eleições passadas, desta vez o estatuto prevê um mandato de dois anos.
Soratto chegou a alinhar com o prefeito de São Domingos, Márcio Grosbelli (PP) a divisão do mandato, buscando seguir a premissa de rodízio entre os partidos. Prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), anunciou que não disputará a presidência, mas que ajudará a construir um projeto: ‘estarei participando para defender a Fecam’. O prefeito de Canelinha, Diogo Maciel (PL), também está entre os indicados para a disputa.
Confirmado
O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila (PSD), confirmou Silvinei Vasques na composição do novo secretariado. Vasques foi diretor da PRF no governo Bolsonaro e em 2023 chegou a ser detido por suspeita de interferência no processo eleitoral de 2022. Ele comandará a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
Jornada da Gratidão
O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT), completou nesta semana uma jornada de 700 quilômetros de bicicleta até Joinville. A chamada “viagem da gratidão” foi uma forma de agradecer a solidariedade prestada por Joinville e outras cidades catarinenses após as enchentes que atingiram o município gaúcho em 2024. Durante a tragédia, Santa Catarina organizou o movimento Adote uma Cidade, mobilizando prefeitos de todo o estado a prestar apoio a cidades gaúchas afetadas. Maranata também foi recepcionado na Alesc pela deputada Paulinha (Podemos), que coordenou o movimento na época.
Mulheres
Na Capital 33% do novo governo Topázio Neto (PSD) é composto por mulheres. Na gestão anterior elas chegaram a comandar metade dos cargos de primeiro escalão. Mesmo com a redução, as mulheres lideram espaços importantes no município. A ex-secretária do Turismo, Cultura e Esporte, Zena Becker, por exemplo, é um dos nomes de peso da Prefeitura. Ela assumiu como secretária executiva de Parcerias e Relações Internacionais. Ao todo são seis secretárias municipais, dentre elas a vice-prefeita Maryanne Mattos comandará a Secretaria de Ordem Pública; Katherine Schreiner é a secretária Municipal de Licitações, Contratos e Parcerias; e Michele Patrícia Roncálio segue na Secretaria da Fazenda.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO