Golpe do falso leilão virtual: como evitar cair nesse crime?
Entenda quais cuidados principais para você evitar este problema
• Atualizado
Os crimes virtuais estão cada vez mais criativos, desde roubo de contas nas redes sociais até roubo de dados em bancos. Desta vez o golpe do falso leilão virtual tem feito diversas vítimas. Entenda o que fazer para evitar este problema.
Como evitar o golpe do falso leilão virtual
Uma das consequências da pandemia do coronavírus foi o aumento nas compras pela internet e consequentemente, nos leilões online. No entanto, apesar das vantagens, a internet pode deixar algumas pessoas mais suscetíveis a golpes.
Dados apontam mais de 2 mil sites de leilões falsos desde 2019. É o que informa a Associação de Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo (Aleoesp). Para se ter uma ideia, só em 2021, o número de endereços falsos foram de 1063. Em outras palavras, isso é mais do que o dobro de 2020, que ficou na casa dos 510.
A modalidade permite arrematar bens até pela metade do preço. Entre as opções estão carros, mobiliários, eletrodomésticos e até vagas de garagem, por exemplo.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
O que fazer para se proteger do falso leilão
É preciso atenção para não cair em golpes. Em primeiro lugar, é importante observar o site em que se dá o lance. Após saber quem é o leiloeiro, é importante conferir se ele está devidamente cadastrado na junta comercial do estado. Depois ligue para o telefone oficial cadastrado na junta comercial antes de bater o martelo.
“Apesar disso, um leilão falso não é motivo para você não estar no mercado de leilões”, explica Isabella Peracchi, uma das principais referências no mercado brasileiro de leilões e a maior influenciadora especializada no ramo.
Dúvidas ao participar de leilão
“Lidar com leilão é simples, mas não é fácil. A partir do momento que você aprende o método, as estratégias certas e a hora certa de agir, tudo fica muito mais simples”, diz a especialista. Assim, é importante estar atento ou atenta a alguns detalhes.
Controlar a ansiedade é o principal. Pesquisas apontam que 60% dos brasileiros compram por impulso, e no mercado de leilões não é diferente.
Desta forma, fazer bom planejamento é outro ponto para ter tudo definido antes de tomar qualquer atitude nos leilões.
Vale lembrar que ao entrar no mercado, o medo pode tomar conta. “A melhor forma de fazer com que ele acabe é estudar e adquirir conhecimento sobre os leilões”, completa Isabella.
Além disso, Isabella ensina o “bê-a-bá” para que todos possam usufruir das vantagens do leilão, sem cair em golpes, por meio das suas redes sociais. “Para mim, é sempre uma honra imensa ajudar as pessoas nos primeiros passos nesse mercado. Saber de suas primeiras compras e compartilhar da grande satisfação de cada lance vencedor que é conquistado”, comenta Isabella.
Para concluir, leilões são sim seguros e uma forma rentável de negócio, mas é preciso atenção na hora de entrar em um.
Fique ligado!
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO