Sua profissão pode desaparecer? Veja 10 funções que serão substituídas por robôs
Entenda se o cargo que você ocupa atualmente está em risco de extinção.
• Atualizado
Já parou para pensar que um robô poderia executar seu trabalho? Bem, sabemos que o mercado vive em mudança. Antes, os serviços precisavam de mão humana para funcionar. Hoje as máquinas substituem as funções, mas será que a sua profissão pode desaparecer? Confira as funções que foram substituídas por robôs e prepare-se para a adaptação.
Como as máquinas podem tomar o espaço das pessoas?
De antemão, sabemos que estamos em uma era onde a tecnologia toma conta. Isso quer dizer que, por mais que não queiramos, a verdade é uma só: os funcionários são cada ver mais trocados por máquinas.
Um estudo recente do Scielo Brasil detalha a automação e a perda de empregos no Brasil. O levantamento mostra que quase 60% das ocupações que existem hoje poderão ser automatizadas. Impressionante, não? Assim, o estudo aponta que as funções deixarão de existir nos próximos 10 ou 20 anos, por exemplo.
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook
Funções com possibilidade de robotização
Trabalhos repetitivos e manuais estão no topo da lista. Com o avanço da tecnologia, muitas empresas buscam outras formas de trabalho. Por exemplo, quem gosta de atender um vendedor por telefone? A maioria diz que não. Em suma, há uma mudança na prática e forma de lidar com a tecnologia atual.
Na lista das funções que foram substituídas por robôs, os balconistas e vendedores de loja também estão em destaque. Em nossa região, por exemplo, muitas pessoas exercem esta profissão. Mas o cargo deixará de existir? Logo, é importante frisar que os robôs devem tomar conta apenas das atividades repetitivas. Assim, os vendedores podem focar na busca das melhores oportunidades e no trabalho estratégico.
Dessa forma, o estudo também focou no setor informal. A revelação é que eles estão ainda mais na mira dos robôs. Confira a lista abaixo. A fonte é a ISE Business School e a Consultoria IDados:
- Digitador;
- Assistente de direito;
- Agentes de seguro;
- Operadores de máquinas de materias fotográficos;
- Vendedores por telefone;
- Despachantes aduaneiros;
- Contabilistas e guardadores de livros;
- Secretários jurídicos;
- Condutores de automóveis (caminhonetes e táxis);
- Balconistas e vendedores de loja.
Funções muito difíceis de serem substituídas
Por sua vez, algumas profissões vão continuar com a necessidade de que pessoas estejam a frente. Acima de tudo, as máquinas não executam tarefas como o cérebro humano. Então, pelo menos por enquanto, algumas funções continuarão como estão. São elas:
- Dentistas e nutricionistas;
- Gerentes de hotéis;
- Especialistas em pedagogia;
- Médicos especialistas;
- Médicos gerais;
- Fonoaudiólogos e logopedistas;
- Trabalhadores do sexo;
- Dirigentes de serviços de bem estar social;
- Psicólogos;
- Dirigentes de serviços de educação.
Barreias tecnológicas para a robotização
Por outro lado, é possível observar que o Brasil tem muitas barreiras para este avanço. Mas quais fatores influenciam? A questão da velocidade da internet, por exemplo, é um destes problemas. Assim, as regiões nem sequer possuem acesso a sinal de qualidade.
Podemos concluir que as características fazem com que tenhamos atrasos tecnológicos. Enquanto isso, o mercado internacional segue a passos largos nesta área. Espero que seja uma influência.
Atualização profissional
Em sua opinião as mudanças são boas ou ruins? Bem, antes de responder é preciso ter claro os pontos positivos e negativos. Primeiramente, toda mudança exige adaptação dos profissionais. Assim, é fundamental manter a atualização constante.
Por outro lado, os usuários ganham tempo e facilidade de atendimento. Ao mesmo tempo, os profissionais passam a ter mais liberdade para a execução de outras tarefas que exigem mais estratégias de execução.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO