Sendy Luz

Jornalista e especialista em growth com formação na UFSC, pós-graduada em marketing digital e certificação em Business Intelligence e Business Analytics com Data Science pela PUC RS.


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Tendências 2023

5 dicas de marketing digital para 2023

Do metaverso à estratégia de dados, veja quais são as tendências

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Se você não se deu conta eu lembro: 2022 está acabando. É a clássica época dos planejamentos das empresas estarem a todo vapor. Mas quais são as dicas de marketing digital para 2023? 

Não é novidade que o mercado mudou e com ele as estratégias para captar, fidelizar e ampliar os potenciais clientes também. 

Bem, eu conversei com colegas e outros profissionais de agências de marketing digital e trago uma lista exclusiva que adianta as estratégias que vão pintar no próximo ano além do metaverso. 

Antes de tudo, aproveite para analisar, depois não diga que não avisei. Nos próximos conteúdos trarei mais novidades! 

Estratégias de marketing movidas a dados em 2023

Por meio do levantamento de dados conseguimos uma entrega melhor, por consequência, um planejamento assertivo, tanto no digital como no off. 

Para escrever esse conteúdo, por exemplo, eu precisei buscar dados, seja com colegas ou em pesquisas. A consequência? Um conteúdo rico, com informações relevantes e únicas.

Assim, eu precisei buscar quantos conteúdos já falavam sobre isso, se eles eram verdadeiros, um bate papo com colegas em eventos ou naquele cafezinho da tarde. Sempre tenho que me perguntar: “Os dados que vou colocar aqui são relevantes para o público que vai ler?” 

O ano de 2023 será movido por dados. É fundamental trabalhar isso em conteúdos e entregas. Podemos citar  como exemplo dados mais simples, como o perfil do público que me segue, o que eles consomem, quanto alcancei com determinado post no Instagram, até quanto eu vendi com determinada live no YouTube. Anote tudo, registre e crie dados e fatos. 

A mesma coisa vai valer para os clientes. Se você vende roupas, por exemplo, o seu cliente vai querer saber além do preço. Por exemplo, o quanto aquele look novo está na moda, qual a qualidade do tecido e se o custo vale a pena. Isso pode integrar os seus conteúdos, tornando ainda mais rica a venda e a fidelização dele com a sua loja.

Nesse sentido, se você é um digital influencer, nem preciso dizer, né? Entregue resultados, muito mais que apenas números e seguidores, utilize seus dados mais ricos. Podemos concluir que essa é a tendência. 

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Phygital: Experiências em formatos híbridos entre as dicas de marketing digital para 2023

Já escutou aquela discussão sobre trabalho presencial, home office ou híbrido? Pois bem, isso também vale para estratégias de imersão para público. O phygital é uma estratégia que une a experiência on-line e off-line. A ideia é mesclar conteúdos em ambientes diferentes e trazer uma experiência diferenciada para o seu cliente.

Quando um novo produto é lançado, por exemplo, podemos citar as telas de realidade aumentada no escritório. O intuito, neste caso, seria discutir um novo produto, ou seja, a experiência é oferecida de diferentes formas.

Nesse contexto, muitos colegas acreditam que o digital vai substituir completamente o on-line. Na minha opinião, teremos cada vez mais este conceito phygital. Logicamente tudo depende de cada marca, sua atuação e público-alvo. 

Marketing digital responsivo e inclusivo em 2023

Chegar em 2023 e não falar sobre inclusão é um baita erro. É fato que o conteúdo precisa ser cada vez mais acessível, fácil e intuitivo em todas as plataformas. O site precisa performar bem tanto no celular como no computador ou tablet. Precisa carregar rapidamente.

Além disso, as redes sociais precisam ser acessíveis para qualquer tipo de pessoa. A legenda no vídeo, por exemplo, é ser acessível, nem todo mundo vai conseguir ver ou escutar, mas talvez consiga ler. 

Assim, é importante também ter foco em deixar as informações claras e objetivas, Vende algo? Coloca o preço. Oferece um atendimento personalizado? Libere o link. Isso fará toda a diferença. 

Realidade virtual, aumentada e metaverso

Sim, lá vem os queridinhos do próximo ano. A realidade aumentada será foco em muitos negócios e com certeza vai crescer muito no marketing digital em 2023. Acima de tudo, a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) são duas tecnologias que estarão com tudo no universo do marketing nos próximos anos. 

Por sua vez, estão na lista ações imersivas envolvendo a visualização de novos produtos, lançamento de negócios ou vídeos serão ainda mais difundido e questionado pelas novas gerações que estão consumindo mais. 

Além disso, nem precisamos falar de metaverso. O que será que nos reserva? 

Vídeos continuam como tendência 

O vídeo, assim como em 2022, vai continuar com tudo nas redes sociais. 

Sejam vídeos curtos como os produzidos para TikTok ou Instagram com os reels ou vídeos de alta produção para canais de YouTube.

Segundo o estudo “The Future Viewing Experience”, da Kantar Ibope Media em conjunto com a Research The Media, lançado em julho deste ano, existe um real movimento de crescimento de mídia e publicidade. A amplitude e compartilhamento entre ambas é a grande cereja do bolo. 

Mas fique atento: vídeos exigem cada vez mais a conformidade com a acessibilidade. Assim, utilize da edição para inserir legenda, áudio com qualidade e boa captação de imagem. Quanto mais caprichado, maior a oportunidade de audiência. 

E aí, concordou com as novidades? Aproveite para me contar o que achou e siga para receber a segunda parte da lista de dicas de marketing digital para 2023.

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