Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Eleições 2024

Vídeo: quem ganhou força nas eleições municipais no Brasil e em SC

Avaliação passa pelo desempenho de PL e PSD

• Atualizado

Por

Líderes de PL e PSD que garantiram vitórias nas urnas. Reprodução/SCC SBT
Líderes de PL e PSD que garantiram vitórias nas urnas. Reprodução/SCC SBT

A chamada geografia das urnas mostra um Brasil mais à direita nas eleições municipais e revelou os líderes que ganharam força e prestígio ao apoiarem projetos vitoriosos. A avaliação passa por PSD e PL, siglas que tiveram um grande desempenho em Santa Catarina, em, número de populações que comandarão a partir de 2025, e que também ganharam bastante espaço no país.

Assista o comentário do SCC Meio-Dia desta terça-feira (29), onde avalio a quem a grande parte dos créditos pelo desempenho nas eleições municipais deve ser dada:

Quem ganhou força nas eleições municipais no Brasil e em SC | Reprodução: SCC SBT

Leia mais

Data da posse de prefeitos e vereadores não mudou, a de presidente e governador sim

Prefeitos, vices e vereadores ainda terão que enfrentar a ressaca ou o cansaço das festas da virada do ano para tomar posse no dia 1º de janeiro de 2025. A data não foi alterada, ao contrário do que ocorreu com as posses de presidente da República, vice e governadores e vices, que mudará a partir de 2027.

Com o passar dos anos, prefeitos, vices e vereadores alteraram os horários das posses normalmente para o período da tarde ou início da noite, mas os semblantes de muitos convidados, até das autoridades, invariavelmente revela uma noite mal dormida. Já os presidentes e vices, tomarão posse, a partir de 2027, no dia 5 de janeiro, enquanto os governadores e vices iniciarão os mandatos dia 6 de janeiro.

As posses de deputados estaduais e federais e senadores prosseguem no primeiro dia de fevereiro. O ano Legislativo sempre começa no segundo mês do ano.

A medida tomada por Emenda Constitucional, em 2021, ocorre por razão simples: permitir que governadores possam prestigiar a posse presidencial, uma vez que antes as datas coincidiam, além de possibilitar a participação popular. O Congresso Nacional ratificou que, no Brasil, o pires na mão de governadores e prefeitos começa na posse presidencial.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.