Vídeo: Comissionados fazem fila em Forquilhinha para pedir exoneração
Servidores fizeram um protesto em apoio ao prefeito Neguinho
• Atualizado
A jornalista Emanuela Justino, repórter do SCC SBT, em Criciúma, registrou uma cena no mínimo curisosa, na manhã desta quarta-feira (16), na prefeitura de Foquilhinha, Sul do Estado. Um ato de apoio ao prefeito afastado José Cláudio Gonçalves (PSD), o Neguinho, levou cerca de 150 servidores comissionados a fazerem fila na sede da municipalidade para pedir exoneração.
Reeleito no último dia 6 de outubro, Neguinho foi afastado do cargo pelo Poder Judiciário a pedido da Polícia Civil, na manhã de terça-feira (15), na terceira fase da Operação Maktub, que investiga supostas irregularidades em licitações no município. O vice-prefeito Valcir Antonio Matias (PDT), o Chile, assumiu interinamente o cargo, e , de cara, demitiu seis secretários e não descartou mandar mais gente embora, no caso muitos dos demais comissionados contratados por Neguinho.
Assista ao vídeo:
Outras três pessoas foram afastadas de suas funções públicas durante a operação e um empresário foi preso preventivamente. Além disso, 21 mandados de busca e apreensão também foram cumpridos.
Investigação se arrasta por meses
De acordo com a Delegacia de Combate à Corrupção (Decor/Deic), as irregularidades levantadas na Operação Maktub, ao longo dos últimos meses, envolvem indícios de fraude à licitação em uma concorrência pública destinada à construção do ginásio anexo à Escola do Bairro Santa Líbera – alvo da primeira fase da Operação Maktub. Também foram identificados indícios de fraude à licitação nas três concorrências públicas destinadas à cobertura do ginásio.
A Polícia Civil afirma que, até mesmo a Carta Convite, destinada à contratação de uma empresa para execução de aterro do mesmo ginásio, contaria com indícios de fraude. Há ainda a investigação sobre um prejuízo de R$ 800 mil por conta de um termo aditivo de contrato. Também teria sido identificado que a Prefeitura de Forquilhinha fraudou documentos para pagar parte de uma obra destinada à construção de um memorial à médica Zilda Arns, que é natural do município e faleceu durante uma viagem ao Haiti, durante um dos muitos trabalhos desenvolvidos pela Pastoral da Criança.
Prefeito se manifestou por nota e citou a Bíblia
Neguinho se manifestou, no final da manhã de terça-feira (15), depois de afastado do cargo:
“NOTA DE ESCLARECIMENTO
Venho, por meio desta nota, esclarecer a população da nossa linda cidade que recebi, com surpresa, diligências da autoridade policial pertinentes a uma deliberação judicial.
Não é novidade que eu, como gestor escolhido democraticamente, sempre colaborei com todos os Poderes e autoridades, inclusive com envio de informações que auxiliaram nas investigações ocorridas. Ademais, desde quando assumi o Executivo, determinei a colaboração irrestrita com as autoridades.
Desta forma, quero tranquilizar a todos os moradores de Forquilhinha e lembrá-los de que nosso trabalho sempre foi pautado em melhorar a vida de todos os cidadãos de nossa linda e amada cidade. Continuamos firmes e vigilantes. E assim como diz “SALMOS 37:27-29, desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada; os justos herdarão a terra e nela habitarão para sempre”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO