Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
TERROR

VÍDEO: Catarinenses se alojam mais uma vez em bunker em Israel

Vice-prefeita de Florianópolis e secretário de Joinville buscam abrigo por conta de novos ataques

• Atualizado

Por

VÍDEO: Catarinenses se alojam mais uma vez em bunker em Israel | Vídeo: Reprodução.
VÍDEO: Catarinenses se alojam mais uma vez em bunker em Israel | Vídeo: Reprodução.

Um vídeo divulgado nesta sexta-feira (13) mostra a vice-prefeita de Florianópolis, Maryanne Mattos (PL), e o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, abrigados em um bunker em Israel. Esta é a segunda vez, em menos de 24 horas, que os dois catarinenses precisaram se refugiar em um abrigo antiaéreo por causa de alertas de ataques de mísseis lançados pelo Irã contra o território israelense.

Catarinenses se alojam mais uma vez em bunker em Israel; assista ao vídeo

Ambos estão no país desde o início da semana para participar do Muni Tour, um evento de estudos sobre inovação e tecnologia na área de segurança pública, promovido pela Agência Israelense de Cooperação para o Desenvolvimento. As atividades reúnem lideranças brasileiras e acontecem na cidade de Kfar Saba, a cerca de 22 quilômetros de Tel Aviv.

Na madrugada de quinta-feira (12), forças militares de Israel lançaram bombardeios contra cidades do Irã, incluindo a capital Teerã. Os alvos foram áreas ligadas ao desenvolvimento de pesquisas com urânio enriquecido — material que pode ser usado para a fabricação de armas nucleares. De acordo com agências internacionais, os ataques resultaram na morte de cientistas, civis e militares, entre eles o general Mohammad Bagheri, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, e Hossain Salami, líder da Guarda Revolucionária Iraniana.

Como resposta, o Irã intensificou os ataques com drones e mísseis, o que acionou os sistemas de alerta em diversas cidades israelenses. Os participantes do evento foram direcionados aos bunkers antiaéreos assim que os alarmes soaram. Em seu relato, Maryanne Mattos informou que, após a contenção dos ataques, as pessoas puderam retornar aos quartos. No entanto, com a nova onda de hostilidades nesta sexta, o grupo voltou a ser retirado para os abrigos subterrâneos.

A escalada de tensão entre Irã e Israel se intensificou nas últimas semanas, especialmente após confrontos envolvendo forças aliadas a Teerã, como Hamas, Hezbollah e insurgentes no Iêmen. Israel já declarou que deve manter a ofensiva, inclusive contra bases subterrâneas iranianas, onde há indícios de estoque de material nuclear.

A viagem da comitiva catarinense está prevista para terminar nos próximos dias, mas ainda não há confirmação se o cronograma será mantido diante do cenário de instabilidade na região.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.