Vídeo: Câmara de Chapecó tem barraco entre vereadores e denúncia de ameaça
Episódio exigiu a presença da Guarda Municipal no plenário
• Atualizado
Não chegaram as vias de fato, mas os vereadores Paulinho da Silva (PCdoB) e Neuri Mantelli (PSD) protagonizaram um bate-boca na sessão de quinta-feira, na Câmara de Chapecó, justamente quando estava aberta a palavra livre, na quinta-feira (13). A causa do desconforto foi um requerimento, apresentado por Paulinho, na sessão do dia anterior, onde solicitava informações sobre a rescisão de cargos comissionados, até o final de 2024, na prefeitura local.
O tal documento 52, que acabou rejeitado pela base governista, gerou mais do que a confusão e exigiu a intervenção de outros parlamentares e, pasmem, da Guarda Municipal para garantir a calma entre os vereadores mais exaltados. Foi o presidente da Câmara, Claimar de Conto (PP) quem interveio e chamou o reforço que assegurou a segurança no local a pedido de Paulinho.
No vídeo da sessão, é possível escutar o vereador Neuri pedir que a acusação feita por Paulinho fosse registrada em vídeo, e que precisaria de testemunhas por algo que “não pode provar”. Paulinho pediu ao presidente Claimar que garantisse a proteção, porque recebeu ameaça física e verbal de Neuri “e todo mundo sabe que ele anda armado”, depois que o pessedista declarou “nós vamos conversar lá fora”.
O epicentro do rolo foi quando, à tribuna, Paulinho declarou que Neuri era “vereador de recados do Executivo” e completou que “costuma brigar até com a sombra”. Neuri reagiu, foi para cima de Paulinho e deixou a sessão, que estava no fim, enquanto a vereadora Ediane Aparecida Folle (PSD) aguardava para se pronunciar.
Assista ao vídeo:
O que disseram os vereadores
À imprensa de Chapecó, o vereador Paulinho da Silva (PCdoB) disse que Neuri Mantelli (PSD) o acusou de estar mal informado. Paulinho viu intimidação nas atitudes de Neuri.
Segundo o vereador do PCdoB, as pessoas sabem que Neuri tem porte de arma, por isso solicitou a presença da Guarda Municipal.
Já o vereador Neuri Mantelli (PSD), que é líder do governo João Rodrigues (PSD) na Câmara, afirma que respondeu ao que considera “constantes críticas de Paulinho à administração municipal”. Mantém a postura de defender o Executivo, e que o adversário político joga para a plateia. O vereador admite que pode ter exagerado “um pouco” e pede desculpas “se exagerou”. Neuri foi secretário estadual adjunto de Administração Prisional e Socioeducativa (hoje Justiça e Reintegração Social), no início do governo Jorginho Mello (PL), depois foi exonerado e deixou o cargo, em agosto de 2023, e, mais tarde, trocou o PL pelo PSD.
A Câmara de Chapecó emitiu uma nota oficial, onde afirma que “a discussão entre vereadores ocorreu ao fim da sessão e reforçou o compromisso com o respeito mútuo e a manutenção do decoro parlamentar. A instituição também destacou que todas as sessões são transmitidas ao vivo, garantindo a transparência das ações legislativas”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO