Vereador do Novo ganha vaga na Câmara de Blumenau
Diego Nasato entra no lugar de Egídio Beckhauser que perdeu o mandato
• Atualizado
Mesmo que ainda reste a análise de mérito de um recurso especial junto ao Tribunal Superior Eleitoral, o vereador Diego Nasato (Novo), que aparece na foto, ganhou uma cadeira na Câmara de Vereadores de Blumenau depois que o Tribunal Regional Eleitoral desconsiderou os votos dados a Egídio Beckhauser (Republicanos), que era presidente do Legislativo local.
O Novo questionou duas candidaturas femininas do Republicanos e a Justiça Eleitoral aceitou o argumento de que ambas foram usadas como “laranja”, em 2020, tendo encerrado a nova totalização, a recontagem sem os votos de Beckhauser, nesta sexta (2).
A legislação prevê que, em caso de comprovado o uso irregular de candidaturas de mulheres, que devem ter 30% das vagas nas eleições proporcionais e recebem a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral, toda a chapa, inclusive os eleitos, deve ser impugnada e quem assumiu cassado.
Diego Nasato, do Partido Novo, fez 1.554 votos e Egídio Beckhauser foi o quinto vereador mais votado em Blumenau, o terceiro maior colégio eleitoral de Santa Catarina, que tem 15 cadeiras na Câmara.
Bancada cresce no Legislativo local
Em 2020, o promotor de Justiça Odair Tramontin concorreu à prefeitura de Blumenau pelo Novo – em 2022, ao governo do Estado -, ficou em terceiro, e a sigla fez um vereador, Emmanuel Santos.
Agora, com a decisão do TRE, Diego Nasato torna-se o segundo integrante da bancada do partido na Câmara.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO