Vaguinho tem 150 novas vagas para atendimento de pessoas em situação de rua
Prefeito promete aumentar a abordagem humanizada
• Atualizado
O prefeito Vaguinho Espíndola (PSD) participou de abordagens com equipes multidisciplinares em Criciúma, acompanhado do vice prefeito Salésio Lima (PSD), uma forma de diminuir um dado alarmante que coloca a maior cidade do Sul do Estado como a que teve o maior crescimento nesta condição de vulnerabilidade social.
Leia Mais
Somente na ação da última sexta-feira (10) e do último sábado (11), Vaguinho divulgou que 17 pessoas foram encaminhadas ou ao mercado de trabalho ou ao centro de internação, onde foram criados 150 novos leitos.
Os dados divulgados pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), apontam que a a população em situação de rua no Estado passou de 5.678 pessoas em 2021 para 9.989 em dezembro de 2023, um aumento de 76%, que supera a média nacional de 65,5% no mesmo período.
A situação de Criciúma é delicada e a posição de Vaguinho é prosseguir no enfrentamento humanizado do problema, embora a situação do maior município do Sul do Estado seja bem menor do que na região da Grande Florianópolis, que abriga 35% da população de rua de Santa Catarina. Só a Capital catarinense tem 2.749 pessoas, 27,5% do total.
No levantamento do Observatório da UFMG, Florianópolis é seguida de Joinville, com 1.116 pessoas; Itajaí com 644, Blumenau com 504, Balneário Camboriú com 428, Lages com 397, Criciúma com 375, São José com 338, Tubarão com 273 e Palhoça com 217. O Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), que reúne os beneficiários de políticas sociais como o Bolsa Família, fundamentou a pesquisa.
Vereador protocola Frente da Cannabis Industrial
O vereador Leonel Camasão (PSOL) protocolou um requerimento para a a formação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Industrial para fomentar o debate sobre o uso da planta e seus derivados, como o cânhamo, como matéria prima, desenvolvendo um novo setor da economia de forma ecológica e sustentável.
Para Camasão, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mantém o Pólo de Desenvolvimento e Inovação em Cannabis, investigando o uso na indústria têxtil em Blumenau, no Vale do Itajaí, na medicina veterinária e na produção de biocombustíveis e há fatores históricos sobre o cânhamo na Capital.
Em 1889, o então governador Felipe Schmidt autorizou o investimento em cânhamo, classificando-o como “planta útil”.
A homologação da Aldeia no Morro dos Cavalos
A ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara foi acompanhada pelo deputado Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL) na programação que comemora a homologação da Terra Indígena Morro dos Cavalos, no sábado (11), em Palhoça, Santa Catarina.
A titulação, oficializada no dia 4 de dezembro de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), consolida uma luta de mais de três décadas por parte das comunidades Guarani.
O deputado considera que essa conquista no local que simboliza resistência, ancestralidade e a luta pelos direitos dos povos originários.
A presidente da Funai, Joenia Wapichana, também participou do ato, que demarca os 1.988 hectares da Terra Indígena Morro dos Cavalos que integra o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior unidade de conservação de Santa Catarina, considerada um patrimônio tanto para os povos indígenas quanto para a biodiversidade.
E você sabe o que é “trincar o cristal”
O governador Jorginho Mello divulga mais um vídeo com “verbetes” do dicionário com o palavreado que ele utiliza. Assista ao vídeo:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO