União Brasil segue Gean, desiste do projeto de Topázio e faz lista para apoio na Capital
Rompimento entre o ex-prefeito e o atual já era dado como certo, falta oficializar
• Atualizado
O estremecimento da relação entre o prefeito Topázio Neto (PSD) e o seu ex-companheiro de administração Gean Loureiro levou a executiva do União Brasil decidir pela não participação na futura coligação em torno do projeto à reeleição em Florianópolis. O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira (19), depois da reunião ampliada dos dirigentes da sigla, que alegaram estar em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de projetos iniciados por Gean o motivo da desistência.
O fato já era especulado, faltava a oficialização que veio agora de forma definitiva. Topázio já conta com o apoio do PL, que indicará seu vice, e mais de MDB, Republicanos, Podemos e do Novo. Para Gean, será um desafio convencer vereadores e pré-candidatos do União a seguirem a orientação e se afastarem do prefeito que concorrerá à reeleição.
Na nota oficial que divulgou, o União, que não deixa claro se pode ou não ter projeto próprio, aponta cinco itens obrigatórios para o apoio a uma das demais candidaturas à Capital, o que põe a sigla no caminho como boa opção para Dário Berger (PSDB) ou Pedro Silvestre, o Pedrão (PP), evidentemente depois de aparadas algumas arestas históricas. O ponto-chave que também determinou o abandono do projeto de Topázio pelo partido de Gean, cuja posição contrária pesou na reunião da executiva, é a valorização do União Brasil, que, de acordo com a nota, não foi levada à frente pelo PSD.
Leia a nota oficial na íntegra:
Nota Oficial
A executiva municipal ampliada do União Brasil de Florianópolis, reunida nesta quarta-feira, 19/06, deliberou pela não participação do partido na próxima eleição na coligação liderada pelo prefeito Topázio Neto. A decisão se baseia em divergências administrativas que não permitiram a continuidade de alguns projetos e modelos administrativos iniciados pelo ex-prefeito Gean Loureiro, bem como na falta de valorização partidária do União Brasil.
A decisão de qual coligação participar na próxima eleição passará pela inclusão de propostas no plano de governo que contemple ações como as que destacamos abaixo:
- Gestão Fiscal: Reequilíbrio das contas públicas com redução do custeio da máquina para permitir mais investimentos, tendo como meta retornar à avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional para A+ atingida pelo ex-prefeito Gean Loureiro em sua gestão.
- Saúde: Ampliação do número de Equipes de Saúde da Família (ESF) atendendo nos centros de saúde, com contratação de mais médicos e profissionais de saúde, garantindo uma ESF para, no máximo, 3.000 habitantes na cidade de Florianópolis.
- Educação: Voltar a zerar o número de crianças na fila de espera por vagas na educação infantil, com ampliação dos serviços em período integral. Continuidade do projeto Escola do Futuro para outros bairros do município.
- Assistência Social: Ampliação dos projetos sociais iniciado pelo ex-prefeito Gean Loureiro, para outras regiões do município. Ampliação do serviço de Abordagem de Rua, com a garantia efetiva da internação para tratamento de dependentes químicos de todas as pessoas em situação de rua que precisem.
- Infraestrutura: Retomar a “Operação Asfaltaço” com a pavimentação de todas as ruas que ainda não tenham pavimentação no município. Execução de obras estruturantes como a 4ª pista da SC 405 no sul da Ilha, entre o elevado da Seta e Rio Tavares, a 4ª pista da SC 404 do Itacorubi até o Morro da Lagoa e ampliação das faixas da SC 401 no norte da Ilha.
A valorização partidária, bem como a inclusão dessas propostas e outras debatidas pelo partido, serão requisitos fundamentais para definição do apoio na eleição municipal deste ano pelo partido.
Executiva ampliada do União Brasil
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO