Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
De olho em 2026

União Brasil projeta futuro na pré-candidatura de Ronaldo Caiado ao Planalto

Sigla é a terceira maior em Santa Catarina e quer crescer nas próximas eleições

• Atualizado

Por

Os líderes e os eleitos do União Brasil durante a reunião de confraternização. Joel Passos/Divulgação
Os líderes e os eleitos do União Brasil durante a reunião de confraternização. Joel Passos/Divulgação

O presidente estadual do União Brasil, o deputado federal Fábio Schiochet, conseguiu a façanha de reunir, em São José, os eleitos e os líderes do partido em Santa Catarina, entre eles o ex-prefeito de Florianópolis e ex-comandante da sigla Gean Loureiro, presidente da Fundação Índigo, que foca na inovação e governança dentro da legenda. Os deputados estaduais Jair Miotto, Sérgio Guimrães e Marcos da Rosa também estiveram no evento.

Quarto maior partido do país, terceiro em Santa Catarina com mais de 95 mil filiados, o União Brasil quer sonhar mais alto. “Somos um partido de direita que dialoga com a sociedade e temos um futuro grande na política catarinense”, enfatiza Schiochet. De fato, o União cresceu de de 3 para 9 prefeitos; de 9 para 27 vices; e de 92 para 150 vereadores, em 2024.

Um dos trunfos nesta caminhada é a perspectiva do governador de Goiás, o ruralista e médico Ronaldo Caiado, ser um dos candidatos à Presidência em 2026, o que daria um impulso ao União. Outra meta é ampliar o número de deputados estaduais e de federais, a sigla originada na fusão de DEM e PSL tem uma base interessante.

Novo leva eleitos a encontro em São Paulo

Os catarinenses que participaram do evento do Novo, em Itabaia (SP). Divulgação

A direção nacional do Novo levou eleitos, atuais mandatários e representante dos diretórios estaduais para o Encontro de Lideranças de 2024, em Atibaia (SP), para fortalecer a formação e a articulação política dos vereadores, prefeitos e vice-prefeitos eleitos. A ideia é também trocar experiências entre dirigentes e membros da executiva do partido.

O presidente nacional do partido, o catarinense Eduardo Ribeiro, reforça o salto de poucos eleitos para os quase 300 na última eleição municipal. Só em Santa Catarina, o Novo garantiu três prefeitos: os reeleitos Adriano Silva, mais a vice Rejane Gambin, em Joinville; Arão Josino, em Ascurra, Eddy Edgard Eipper, em Corupá, além de ter saído de 10 vereadores eleitos, em 2020, para 35 agora.

O ex-candidato à Presidência Felipe D’Ávila foi um dos palestrantes, juntamente com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o vice-governador de Minas Gerais, professor Mateus Simões; o embaixador do NOVO e ex-deputado federal Deltan Dallagnol. Também falaram a líder do NOVO na Câmara dos Deputados, Adriana Ventura; o deputado federal de Santa Catarina, Gilson Marques; o prefeito de Joinville, Adriano Silva (primeiro eleito no país pela legenda); e o ex-deputado federal Tiago Mitraud, atualmente responsável pelo Instituto Libertas, e o presidente estadual Kahlil Zattar.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.