Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Colunistas Compartilhar
UCRÂNIA x EUA

Vídeo: barraco na Casa Branca deixa mundo em suspense sobre ‘3ª Guerra Mundial’

Encontro entre os presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e dos EUA, Donald Trump, foi cancelado após o desconforto

• Atualizado

Por

Zelensky e Trump discutem na Casa Branca | Reprodução/SBT News
Zelensky e Trump discutem na Casa Branca | Reprodução/SBT News

Virou um bate-boca o encontro entre o presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, justamente quando ambos estavam no Salão Oval, na Casa Branca, e participavam de uma coletiva com os jornalistas que cobriam a agenda oficial. Trump cancelou o restante do encontro com Zelensky, após a discussão que os dois tiveram. Com informações do SBT News.

Segundo Trump, o presidente da Ucrânia “desrespeitou os Estados Unidos da América” e pode “voltar quando estiver pronto para a paz.”

Ao encerrar, Trumpo disse: “Tivemos uma reunião muito significativa na Casa Branca hoje. Muitas coisas foram aprendidas que jamais poderiam ser compreendidas sem uma conversa sob tanta pressão e tensão. É impressionante o que surge através da emoção, e eu determinei que o Presidente Zelensky não está pronto para a paz se os Estados Unidos estiverem envolvidos, porque ele sente que nossa participação lhe dá uma grande vantagem nas negociações. Eu não quero vantagem, eu quero paz. Ele desrespeitou os Estados Unidos da América em seu estimado Salão Oval. Ele pode voltar quando estiver pronto para a paz.”

Rússia foi o epicentro da discórdia

Tudo começou quando durante a coletiva de imprensa Zelensky insistiu na necessidade de ceticismo (não acreditar) em relação ao compromisso da Rússia com a diplomacia, citando os anos de promessas quebradas por Moscou no cenário global. O alvo virou para o presidente russo Vladimir Putin, que promoveu a invasão à Ucrânia em uma guerra que completou três anos.

O vice-presidente J.D Vance, rebateu, afirmando que Zelensky deveria ser mais respeitoso. “Senhor presidente, com todo o respeito, acho desrespeitoso da sua parte vir ao Salão Oval para tentar discutir isso diante da mídia americana.”

Zelensky tentou contestar, levando Trump a elevar a voz e dizer: “Você está apostando com a vida de milhões de pessoas.”

“Você está apostando na Terceira Guerra Mundial, e o que está fazendo é muito desrespeitoso com este país, um país que te apoiou muito mais do que muita gente diz que deveria ter apoiado”, disse Trump.

“Você já disse ‘obrigado’ alguma vez?”, questionou Vance a Zelensky.

Embate prosseguiu em frente aos jornalistas

Ainda em meio à saia justa que se instalou no Salão Oval, o presidente dos EUA argumentou que uma postura rígida contra Putin dificultaria qualquer tentativa de negociação para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Se eu não me alinhar com os dois lados, nunca teremos um acordo”, disse Trump. Ele ainda rejeitou as acusações de que estaria alinhado com o presidente russo: “Não estou alinhado com Putin. Estou alinhado com os Estados Unidos da América e, para o bem do mundo, estou alinhado com o mundo.”

Trump afirmou que a solução para o conflito não passa por endurecer a postura contra a Rússia. “Você quer ver firmeza? Eu poderia ser muito duro, mas desse jeito, você nunca vai conseguir um acordo”, declarou.

Após a desastrosa reunião, o presidente da Ucrânia agradeceu, na redes sociais, aos Estados Unidos pelo apoio. Leia o post:

Reprodução/Post no X

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.