Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Polêmica na audiência

Treta entre presidente da Fesporte e deputado gera nota de repúdio da Assembleia

Deputados pediram a exoneração de Paulão do Vôlei ao repercutir o episódio

• Atualizado

Por

Vicente Schmitt/Agência AL
Vicente Schmitt/Agência AL

A Assembleia emitiu nota de repúdio à atitude do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão do Vôlei, durante uma audiência pública realizada no início da noite de quarta-feira (29), quando o ex-campeão olímpico investiu contra o presidente da Comissão de Esporte e Lazer, o deputado Fernando Krelling (MDB), e precisou ser contido por deputados e participantes do evento. Paulão repetiu, muito próximo ao deputado, a expressão “babaca, babaca”, dedução por leitura labial porque o áudio da audiência já havia sido cortado após o encerramento do encontro.

A audiência debatia o cancelamento do calendário esportivo estadual, entre eles os Jogos Abertos, que ocorreriam em Rio do Sul, uma das cidades mais afetadas pelas enchentes no Estado, fenômeno climático que se repetiu por seis vezes na região. Paulão está sendo pressionado pela decisão, não gostou da condução de Krelling e provocou o parlamentar. O deputado Mário Motta (PSD) e outro participante da mesa contiveram tanto Paulão quanto Krelling. O emedebista afirma que foi ofendido e xingado.

Assista o vídeo:

Reprodução

O vídeo que mostra estes movimentos foi amplamente debatido pelos deputados na sessão desta quinta-feira (30). Krelling declarou: “Presidente Paulão, faça um favor para Santa Catarina, para o esporte catarinense, não crie um desgaste para o governador Jorginho Mello, peça exoneração do seu mandato. Todo o segmento está totalmente contra essa gestão, então seria um grande gesto o seu pedido de exoneração.” O deputado emedebista foi apoiado pelos colegas Neodi Saretta (PT), Delegado Egídio (PTB) e Altair Silva (PP), enquanto Matheus Cadorin (Novo) e Pepê Collaço (PP) pediram a nota de repúdio.

Leia a nota oficial da Assembleia:

“A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina vem a público manifestar repúdio à conduta intempestiva e desequilibrada do presidente da Fesporte, que em audiência pública promovida pela Comissão de Esporte e Lazer, na noite de quarta-feira (29), debateu o cancelamento do calendário esportivo estadual. Na oportunidade, após encerrado o evento, o presidente da Comissão, Deputado Fernando Krelling foi provocado e insultado, numa clara agressão ao Parlamento Estadual. O ato agressivo e desrespeitoso fere o espaço democrático do ambiente da Casa Legislativa e vem de encontro à proposta do amplo debate de uma audiência pública cuja finalidade era promover ações e políticas em favor do esporte, direcionadas ao estimulo para formação e o desenvolvimento dos jovens atletas de Santa Catarina.”

Reação do líder do governo e silêncio de Paulão

O líder do governo, deputado Edilson Massocco (PL), buscou um tom pacificador para o episódio. Na mesma sessão desta quinta-feira (30), pediu desculpas em nome de Paulão e lembrou a forte pressão que o titular da Fesporte recebe nos últimos dias, depois do cancelamento dos eventos esportivos.

Paulão é um ídolo do esporte brasileiro. Foi medalha de ouro com a seleção brasileira de vôlei nas Olimpíadas de Barcelona em 1992 e coleciona títulos como campeão da Liga Mundial 1993, campeão sul-americano, campeão brasileiro, além de ser escolhido como o jogador de melhor bloqueio do Brasil e considerado o 2º melhor bloqueio do mundo, em 23 anos de carreira.

A coluna procurou o presidente da Fesporte, que não havia se manifestado após 24 horas de ocorrido o episódio, a assessoria informou que buscaria um posicionamento. O SCC10 está no aguardo desta declaração.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×