Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Pleito suplementar

TRE marca nova eleição para prefeito de Brusque dia 3 de setembro

Podem votar eleitores que fizeram o título ou transferiram até 5 de abril deste ano

• Atualizado

Por

Divulgação
Divulgação

Os eleitores de Brusque retornam às urnas no dia 3 de setembro deste ano para a escolha de prefeito e vice, conforme decidiu o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, depois que o prefeito Ari Vequi (MDB) e o vice Gilmar Doerner (Republicanos) foram cassados, em abril passado, pelo Tribunal Superior Eleitoral por abuso do poder econômico.

O interessante é que podem votar os eleitores que estão alistados na Justiça Eleitoral até o dia 5 de abril deste ano, mesmo que tenham alterado os dados cadastrais ou transferido o título para o município.

O registro de candidaturas de partidos políticos, federações ou coligações deve ser entregue aos Cartórios da 5ª e 86ª Zonas Eleitorais de Brusque até às 19h do dia 26 de julho, informou o TRE.

A propaganda eleitoral começa dia 27 de julho, inclusive pela internet, e o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão cvai de 5 de agosto e até o 31 do mesmo mês.

Entenda o motivo do novo pleito

O ex-prefeito Ari Vequi (D) e o ex-vice Gilmar Doerner (E). Divulgação/Prefeitura de Brusque

Em 4 de abril deste ano, o TSE determinou, por 5 votos a 2, a cassação dos mandatos do então prefeito de Brusque, José Ari Vequi (MDB), e do vice, Gilmar Doerner (Republicanos), por abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020. Eles recorreram ao TSE e ao STF, mas não conseguiram reverter a decisão.

Os dois estão inelegíveis por oito anos, até 2028. O empresário Luciano Hang também se tornou inelegível na decisão do TSE, porque os ministros entenderam que ele agiu para dar condições a Vequi e Doerner com o emprego de estruturas de suas empresas e para deslocamento, uma vantagem em relação aos demais candidatos que disputaram a eleição no município.

O ex-prefeito, o ex-vice e o empresário negam as acusações. 

Assista a reportagem:

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.