Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Direto Ao Voto Compartilhar
Eleições 2024

Topazio diz acreditar na promessa de apoio do presidente estadual do União Brasil

Fábio Schiochet garantiu ao prefeito que a sigla estará no projeto do PSD, apesar do rompimento com Gean

• Atualizado

Por

Divulgação
Divulgação

O prefeito de Florianópolis Topazio Neto (PSD), pré-candidato à reeleição, declarou que confia na palavra do presidente estadual do União Brasil, deputado federal Fábio Schiochet, que a ele disse que a sigla pretende seguir o projeto de PSD, PL, MDB, Podemos e Novo, na Capital. A manifestação de Topazio ocorreu antes da convenção municipal do União Brasil, marcada para a tarde deste sábado (20), no Plenarinho da Assembleia, onde o ex-prefeito Gean Loureiro, presidente municipal da legenda, pretende homologar a ex-secretária de Assistência Social da Capital, a psicóloga Maria Claudia Goulart, como vice na chapa de Dário Berger (PSDB-Cidadania), além da nominata de vereadores.

Foram justamente os quatro vereadores do União (Dalmo Meneses, Dinho, Mamá e Noemi Leal) os primeiros a reclamarem da decisão de Gean em romper com Topázio e apoiar Dário, já que possuem cargos na administração pessedista e querem manter a posição ao lado, entre outros, do PL, de Jorginho Mello e Jair Bolsonaro. A segunda repercussão negativa foi na bancada estadual na Assembleia Legislativa, onde Jair Miotto, Sérgio Guimarães e Marcos da Rosa, reagiram e alegaram que estão com Topazio e Jorginho por não aceitarem que Dário já foi do PSB e apoiou Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2022. Agora, virou a “crise dos três prefeitos”.

O imbróglio ideológico e partidário vai parar na executiva nacional do União, em Brasília, que deverá, nesta segunda (22), decidir se intervém e destitui Gean da presidência na Capital ou mantém o resultado da convenção. O ex-prefeito se mantém irredutível no apoio a Dário, de quem foi correligionário quando da passagem do novamente tucano pela prefeitura e militaram juntos no MDB.

Todos perdem na manobra, caso judicializada

O presidente estadual do União, Fábio Schiochet lamentou à coluna a possibilidade de destituição, mas afirmou que seguirá o desejo da maioria, ou seja, da bancada estadual e dos vereadores. “Sou presidente estadual há cinco anos do partido, fizemos nesse tempo todo apenas duas intervenções, uma pena, porém o partido se faz por sua maioria”, sentenciou Schiochet.

O que deve ocorrer, confirmada a tendência na executiva nacional, é a convenção deste sábado (20) não ter validade e virar uma batalha judicial, que não ajuda nem Dário nem Topazio, tampouco Gean, os vereadores e deputados do União. Já, se for confirmada a convenção, os vereadores deverão apoiar Topazio de qualquer jeito, mas sem poder sequer pôr a foto do prefeito nos santinhos ou nas propagandas digitais ou que serão entregues ao eleitor.

Veja as convenções já confirmadas:

CandidatoPartido ou FederaçãoLocalDataHorário
Rogério PortanovaAvanteRua Pau de Canela, 1.134, bairro Campeche20/0710h
Carlos MullerPSTU
Dário BergerPSDB e CidadaniaPlenário da Assembleia Legislativa20/0714h
Maria Claudia Goulart (vice de Dário)União BrasilPlenarinho da Assembleia Legislativa20/0715h
Apoiador de Dário BergerPDTAssembleia Legislativa20/0714h
Topázio NetoPSDCentrosul27/079h30
Apoiadores de TopázioPL, MDB, Republicanos, Podemos e NovoCentrosul27/079h30
Mateus SouzaPMB20/07
Pedro SilvestrePPHotel Cambirela28/0711h
Vanderlei Farias (Lela)PT, PCdoB e PVFecesc (a definir)27/07a definir
MarquitoPSOL e RedeUFSC (Centro de Eventos ou auditório)03/08a definir
Sem apoio definidoPSBPlenário da Câmara de Florianópolis03/089h
Fonte: Partidos e federações políticas

Pedrão recebe o apoio do PRD

Wenceslau Orival Silva (Lalau), Fábio Lopes Silva, , Aldo Rosa, Pedrão, coronel Pontes e coronel Dionei Tonet. Pâmela Andressa/Divulgação

Resultado da Fusão de PTB e Patriota, o PRD anunciou o apoio à pré-candidatura de Pedro Silvestre, o Pedrão (PP), e o do vice coronel Pontes (PP), com as presenças dos presidentes estadual da sigla, Fábio Lopes Silva, e do presidente municipal, o ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dionei Tonet. A agenda de direita aproximou o PRD do PP.

Entre as propostas estão a redução do número de pessoas em situação de rua e de um governo 100% transparente e com dados abertos à população. O vice de Pedrão, coronel Marcelo Pontes, também foi comandante-geral da PM. A convenção do PP será domingo (28), às 11h no Hotel Cambirela, no bairro Estreito, onde será homologada a nominata de vereadores com o maior percentual de mulheres candidatas.

Amin não irá à inauguração do Contorno

O maior entusiasta do Contorno Viário Norte da Grande Florianópolis, que chega a publicar um relatório mensal da maior obra de engenharia em execução no país há anos, o senador Esperidião Amin (PP) não estará na inauguração dia 9 de agosto, que terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Amin estará em viagem internacional ao lado, entre outros, do senador Sérgio Moro (União-PR), para tratar de assuntos cibernéticos, principalmente a evolução de crimes na área, na Cibernética Forense e Aliança de Treinamento Nacional (National Cyber-Forensics and Training Alliance, NCFTA), em Pittsburgh (Pensilvânia), e depois irá à Capital Washington, nos Estados Unidos. O senador catarinense é presidente da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.