Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Política Compartilhar
Saneamento básico

Topazio considera positiva a licitação da Casan, mas mantém exigências

Prefeitura quer que a obra da ETE do Sul da Ilha comece em outubro deste ano

• Atualizado

Por

Carlos Alencar/Casan
Carlos Alencar/Casan

O prefeito Topazio Neto (PSD), de Florianópolis, informou, nesta quinta-feira (14), que vê como positivo o anúncio da licitação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Tavares/Campeche pela Casan, mas que não modifica em nada o documento enviado à direção da estatal catarinense para que a obra seja iniciada em outubro, sob risco de rescisão do contrato entre o município e a companhia.

A foto, de 27 de agosto, mostra Topazio e o então recém-empossado presidente da estatal, Edson Moritz Martins da Silva, em uma conversa informal sobre investimentos da companhia na Capital.

O secretário Bruno Oliveira (Comunicação), que transmitiu o posicionamento do prefeito, explicou porque não há alterações em relação à notificação. Ele disse que a prefeitura “reconhece a boa vontade (da Casan), mas é um papel, não é uma resposta concreta”. A prefeitura da Capital acompanha a situação para saber se o pedido de Topazio será efetivado pela estatal.

O prazo para o início da obra, determinado por Topazio, é o fim de outubro deste ano. Pela licitação, divulgada na quarta-feira (13) e mostrada com exclusividade pela coluna, no dia 6 de outubro serão apresentadas as propostas e anunciada a vencedora.

A Casan justifica o atraso pela necessidade de alterar a destinação do efluente que passa pelo Rio Tavares por questões ambientais, o que acabou por interromper a conclusão do sistema de esgotamento sanitário na região. E completa que, agora, o novo planejamento prevê dois emissários terrestres, um de esgoto bruto e outro de esgoto tratado, que levarão o chamado processo terciário, com 98% de pureza, para a Baía Sul, no Canal 10 do Bairro Saco dos Limões, em uma extensão de 10 quilômetros.

Com 70% da obra física concluídos, a estrutura da ETE está orçada em em R$ 60 milhões, com recursos da própria Casan e da Caixa Econômica Federal.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.