Topázio anuncia novo secretário da Educação de Florianópolis
Thiago Peixoto foi titular da pasta no Estado de Goiás
• Atualizado
O prefeito Topázio Neto (PSD), de Florianópolis, anunciou Thiago Peixoto, ex-secretário estadual em Goiás, como novo titular da Educação. No currículo de Peixoto estão a formação em Economia pela PUC-SP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia e um mestrado em Administração Pública pela Harvard University.
De acordo com a prefeitura, Peixoto foi responsável pela implantação de um projeto de reforma educacional em Goiás, em 2011, que levou o estado da 16ª para a 1ª posição no Ensino Médio e da 15ª para a 2ª posição nos anos finais do Ensino Fundamental no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Além disso, gerenciou uma rede de mais de 1.000 escolas, 60.000 funcionários e 653.000 alunos.
Thiago também presidiu a Comissão Especial do FUNDEB no Congresso Nacional, liderando debates para um novo modelo de financiamento da educação pública. Foi cofundador de instituições como o Centro de Práticas e Resultados Educacionais (CENPRE) e o Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CE Brasil), que visam promover avanços na educação e no desenvolvimento do país.
Topázio afirmou que o nome de Peixoto reflete o compromisso com o avanço das notas de Florianópolis no Índice Nacional de Educação Básica. O prefeito reeleito comemorou o fato de Peixoto ter aceito vir para Florianópolis, já que tem destaque também na inclusão digital e na inovação na melhoria da educação.
Anúncio parece vir em gotas
No dia da posse (1º de janeiro), na semana passada, Topázio havia informado, em entrevista ao SCC SBT, ao vivo, dentro do Tá na Hora SC, que faria o anúncio do novo secretariado nesta segunda-feira (6). Aparentemente, deve ser feito em pílulas, como foi no caso de Thiago Peixoto.
Além dele, o ex-deputado e vereador Bruno Souza (PL), foi confirmado na Assistência Social e o experiente Ronaldo Freire, no comando da Casa Civil. Topázio pretende dar posse aos novos assessores no dia 8 (quarta-feira) quando começa a valer a Reforma Administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores.
Reforma pretende economia de R$ 2 milhões
Topázio conseguiu a provar uma mudança que consiste, basicamente, na fusão de várias áreas em menos pastas. Ao longo da expectativa gerada, o prefeito de Florianópolis declarou que a troca de integrantes do colegiado municipal será pontual, com poucos nomes novos. Em quatro anos, pretende uma economia de R$ 2 milhões.
Relembre o que foi alterado com a Reforma:
Foram criadas a Secretaria Executiva de operações de Mobilidade, a Secretaria de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, incorporadas as Secretaria de Governo na Casa Civil e a Secretaria Executiva de Gestão para Resultados, que passa a fazer parte do Gabinete do Prefeito.
Mudaram de nomenclatura as pastas do Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Secretaria Executiva de Parcerias Estratégicas e Investimentos Internacionais e Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO