Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 39 anos de profissão, 17 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


Roberto Azevedo Compartilhar
Relações

Temer diz que relação entre Lula e Trump deve ser institucional

Ex-presidente descarta ser vice na chapa de Bolsonaro, em 2026

• Atualizado

Por

Trump | Foto 1: Reprodução/Redes Sociais 

Temer | Foto 2: Roberto Azevedo/SCC10

Lula | Foto 3: Reprodução/Redes Sociais
Trump | Foto 1: Reprodução/Redes Sociais Temer | Foto 2: Roberto Azevedo/SCC10 Lula | Foto 3: Reprodução/Redes Sociais

O ex-presidente da República Michel Temer (MDB) disse, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (7), que o que prevalecerá nas relações entre o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, é o caráter institucional.

Temer era presidente quando Trump assumiu o primeiro mandato, em 2017, e reafirmou que não podemos analisar o comportamento de dois chefes de Estado e governo pelo aspecto pessoal, tampouco pelas diferenças políticas e ideológicas entre ambos.

Convidado a participar do Congresso de Direito Constitucional e Legislativo, promovido pela Assembleia catarinense, para comemorar os 35 anos da Constituição Estadual, Temer também vem na condição de constituinte que participou da elaboração da Carta Cidadã Federal, de 1988, presidida pelo deputado federal Ulysses Guimarães (PMDB).

O ex-presidente pregou uma autonomia maior aos estados e ressaltou caráter democrático das constituições dentro do Estado de Direito, ao lado do presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB) e do deputado Sérgio Aguiar, do Ceará, presidente da Unale.

Fora da vida pública para convites

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lembrou o nome de Michel Temer (MDB) para vice na eleição presidencial de 2026, ao falar de sucessão, após a vitória de Trump, nos Estados Unidos. Temer repetiu o que disse, em São Paulo, antes do embarque para Santa Catarina: “estou fora da vida pública”.

Sugestão sobre a relação entre Jorginho e Lula

Perguntado sobre a falta de aproximação entre o governador Jorginho Mello (PL) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Temer disse que estas questões devem ser resolvidas pelo diálogo.

Para Temer, o distanciamento por qualquer razão política, não se justifica em um país onde há competências que dependem da União.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.