Roberto Azevedo

O jornalista Roberto Azevedo tem 40 anos de profissão, 18 deles dedicados ao colunismo político. Na carreira, dirigiu equipes em redações de jornal, TV, rádio e internet nos principais veículos de Santa Catarina.


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Solução interessante

Superintendente regional do DNIT sugere obra simplificada no Morro dos Cavalos

Embora o órgão federal não tenha responsabilidade sobre a área da BR-101, Alysson Rodrigo de Andrade defende solução mais racional

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Roberto Azevedo/SCC10
Roberto Azevedo/SCC10

O engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, disse, na tarde desta quarta-feira (9), na Fiesc, que investir na contenção de encostas e construir apenas um túnel, em vez de dois, no trecho da BR-101, no Morro dos Cavalos, seria uma medida acertada para resolver o problema das interrupções constantes de tráfego.

Andrade explica que o órgão federal que comanda no Estado não tem mais atribuição sobre o Morro dos Cavalos, que está a cargo do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em função de questões relacionadas à prorrogação da concessão da rodovia para a Arteris Litoral Sul, responsável pelo trecho que vai de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis, até Garuva.

Na opinião do engenheiro, servidor de carreira do DNIT, não seriam dois túneis que resolveriam os problemas de mobilidade e de segurança no Morros dos Cavalos, já que já foram registrados problemas de queda de barreira tanto ao Sul do local do acidente, no último domingo (6), quanto na parte norte do percurso ao longo dos últimos anos.

Alysson Andrade considera que esta é a prova de que uma extensa obra de contenção de encostas, como a que foi feita no trecho entre Palhoça e Alfredo Wagner na BR-282, teria uma eficácia maior também no percurso entre Palhoça e Paulo Lopes, passando pela Reserva Associação das Comunidades Indígenas Mbya-guarani.

Feito este trabalho, poderia ser adotada a solução que serviu ao Morro do Boi, em Balneário Camboriú, também na BR-101, onde parte do trecho em direção ao norte passa por um túnel, enquanto as demais três pistas no sentido contrário são utilizadas a na descida do Morro até Itapema. O recurso de engenharia evitaria custo excessivos com dois túneis e propiciariam obras mais simplificadas e rápidas.

Deputado alerta sobre obra que não saiu

O deputado Mário Motta à tribuna da Assembleia. Agência AL

O deputado Mário Motta (PSD) disse à tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (9), que a licitação para a construção dos túneis no Morro dos Cavalos, apontados como a solução do problema da mobilidade, chegou a ser feita em 2016, mas que, por falta de recursos, a obra não saiu.

Além do problema com as terras indígenas na região, o Tribunal de Contas da União vetou a início dos trabalhos sob o argumento de que o governo federal deveria dar prioridade à conclusão das duplicações das BRs 470 e 280, que até hoje não foram finalizadas.

Motta também sugere um modelo em que apenas um dos túneis seria suficiente para dar vazão ao trânsito na região, onde o trecho da rodovia não possui sequer acostamento porque a área destinada à segurança foi transformadas nas quartas-pistas.

Naatz convida Camilo para se filiar ao PL

Camilo Martins e Ivaan Naatz, durante o café oferecido pelo líder do governo. Divulgação

Foi durante um café da manhã, oferecido pelo líder do governo na Assembleia, que o deputado Ivan Naatz (PL) convidou o deputado Camilo Martins (Podemos) a se filiar no Partido Liberal.

Camilo, ex-prefeito de Palhoça e que já foi presidente estadual do Podemos, disse que gostou da ideia: “fiquei lisongeado”. Mas não confirmou nada ainda.

Mas não tenham dúvida de que o convite de Naatz também tem um outro viés: o Podemos ainda não se definiu com quem irá em 2026, embora esteja está cada vez mais próximo do governador Jorginho Mello (PL). Além disso, a eventual saída de Camilo seria um natural enfraquecimento do partido na Grande Florianópolis, situação que teria repercussão junto à deputada Paulinha da Silva, presidente do Podemos, com quem Naatz vive em constante atrito.

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