Summit Cidades 2025: lideranças de SC são destaques no encontro
O maior encontro de cidades do Brasil começou nesta terça-feira (24) e segue até 26 de junho
• Atualizado
A 5ª edição do Summit Cidades 2025, o maior encontro de cidades do Brasil, que começou nesta terça-feira (24) e segue até 26 de junho, em Florianópolis, está reunindo grandes nomes do cenário nacional e internacional. Prefeitos e prefeitas de Santa Catarina se destacam na programação.
Leia Mais
Topázio Neto (PSD) – Prefeito Municipal de Florianópolis – eleito com mais de 58% dos votos na eleição de 2024, em primeiro turno, marcou presença no primeiro dia do evento. Em entrevista ao SCC SBT, o prefeito destacou que:
“Como presidente da FECAM, o que tenho trazido aos nossos municípios é a necessidade de capacitação para a gestão dos poucos recursos que o município tem e cada vez tenta se tirar mais recursos dos municípios”.
Como exemplo, comentou a questão do aumento da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil: “É claro que isso é um benefício para toda a população e ninguém pode ser contra isso, mas isso está sendo feito às custas do orçamento municipal, porque o Imposto de Renda retido na fonte é a receita do município, seja a receita direta através daquilo que é arrecadado dos seus servidores, seja através do fundo de participação”.
“Nós estimamos que os municípios brasileiros vão perder R$ 90 bilhões por ano com esse benefício fiscal que o Governo Federal quer dar, sem nenhuma contrapartida para o município. Então, nós vamos alertar muito os prefeitos de que melhorar a gestão, melhorar a capacitacão, busca de fontes alternativas de recursos é fundamental para que o prefeito consiga fazer a diferança na vida de quem mora na sua cidade”, concluiu.
Eduardo Freccia (PL), Prefeito de Palhoça, também participou do encontro e apontou mudanças para os próximos anos: “Vamos passar agora nos próximos anos por uma mudança bastante significativa, que é essa mudança com a reforma tributária, onde o município já começa a ter que se adaptar não somente com os processos, mas os sistemas. Esse vai ser o grande desafio do próximo ano”.
Arão Josino (Novo), Prefeito de Ascurra, afirma que “vivemos ainda em um país que depende muito da centralização de Brasília”.
“Precisamos de políticas públicas mais municipalistas. O que a gente percebe por parte do congresso é o discurso de que precisa municipalizar, mas de fato pouca ação”. “Precisamos cada vez mais firmar essa bandeira da independência nos nossos municípios”, concluiu.
Estêner Soratto (PL), prefeito de Tubarão, explicou que a prefeitura da cidade ainda está “passando por muita organização”, porque passou por três prefeitos em um período de dois anos e meio. Por isso, a organização é necessária.
Summit Cidades 2025: maior encontro de cidades do Brasil tem grandes nomes do cenário nacional e internacional
A realização do evento segue a cargo da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), em parceria com o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina), além do apoio de diversas instituições que acreditam na transformação das cidades por meio do conhecimento.
O encontro vai discutir soluções e tendências que impactam diretamente o futuro das cidades. O Summit Cidades 2025 traz palestras, além de workshops, painéis e a principal feira de negócios do setor.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO